Dos 26 convocados por Tite, 22 jogam na Europa; veja onde cada um atua
Lista dos jogadores que vão defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar foi anunciada nesta segunda-feira (7)
O técnico Tite anunciou nesta segunda-feira (7) os convocados que defenderão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, que acontecerá entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro de 2022.
Dos 26 nomes que estão na lista de Tite, 22 deles atuam no futebol europeu, três atuam por clubes brasileiros e um joga no futebol mexicano.
As únicas exceções são o goleiro Weverton, que defende o Palmeiras, atual campeão brasileiro, o meio-campista Éverton Ribeiro e o atacante Pedro, campeões da Copa Libertadores e da Copa do Brasil pelo Flamengo, e o lateral-direito Daniel Alves, que está no Pumas, do México.
Em 2018, na Rússia, eram 19 jogadores atuando no futebol europeu, três no Brasil e um na China. Em 2014, eram 18 atletas na Europa, quatro no Brasil e um no futebol canadense. Vale ressaltar que essa é a primeira Copa na qual a Fifa autoriza a convocação de 26 atletas, ao invés dos 23 que vinham sendo chamados nas edições anteriores.
Convocados por país e clubes
Inglaterra
O Campeonato Inglês é o que mais terá representantes na Seleção no Mundial deste ano. 12 atletas que atuam na Premier League defenderão o Brasil na Copa.
Desse número, o maior representantes é Manchester United (Casemiro, Fred e Antony), com três atletas cada.
Na sequência aparecem Liverpool (Alisson e Fabinho) e Arsenal (Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus), com dois nomes.
Outras cinco equipes da Inglaterra terão um representante no Mundial pelo Brasil. Os demais nomes são: Ederson (Manchester City), Thiago Silva, (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Lucas Paquetá (West Ham) e Richarlison (Tottenham).
Espanha
Na sequência aparece a La Liga, onde atuam cinco jogadores do Brasil. Real Madrid, Barcelona e Sevilla são as equipes que tem atletas na lista.
Éder Militão, Vinícius Jr e Rodrygo jogam pelo Real Madrid, Raphinha é do Barcelona, e o lateral Alex Telles defende atualmente o Sevilla.
Alex Telles se tornou inclusive o segundo jogador do Sevilla a ser convocado pela Seleção Brasileira para uma Copa do Mundo. Anteriormente, Luís Fabiano havia sido chamado por Dunga, para o Mundial da África do Sul, em 2010.
Itália
Sempre muito representado, o futebol italiano terá três jogadores com a Seleção nesta Copa, e todos da mesma equipe: a Juventus.
A dupla de laterais Danilo e Alex Sandro, além do zagueiro Bremer foram chamados por Tite e estarão no Mundial.
França
Por fim, o Brasil também terá dois nomes que chegam do futebol francês, o zagueiro Marquinhos e o atacante Neymar, que jogam no Paris Saint-Germain.
Com essa convocação, apenas jogadores do PSG foram chamados para representar o futebol francês na seleção nas últimas 3 convocações, em 2014, 2018, e agora em 2022.
México
Chegado a pouco no futebol mexicano, o lateral-direito Daniel Alves, que defende o Pumas, é o único jogador a ser convocado sem jogar no Brasil ou na Europa.
Em 2018 o único que havia sido chamado para jogar o Mundial nessas condições foi Renato Augusto, que atuava no Beijing Guoan, da China.
Confira as datas e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2022:
- Brasil x Sérvia – quinta-feira, 24 de novembro – 16h (horário de Brasília)
- Brasil x Suíça – segunda-feira, 28 de novembro – 13h (horário de Brasília)
- Brasil x Camarões – sexta-feira, 2 de dezembro – 16h (horário de Brasília)