Copa do Brasil terá final entre paulista e carioca pela terceira vez; relembre
Nas edições de 2004, Santo André e o Paulista de Jundiaí triunfaram sobre Flamengo e Fluminense, respectivamente
Na noite desta quinta-feira (16), o Corinthians aplicou um 3 a 0 contra o Fluminense, na Neo Química Arena, em São Paulo, e garantiu sua vaga na final da Copa do Brasil contra o Flamengo.
Nas decisões, marcadas para os dias 12 e 19 de outubro, estarão em jogos os prêmios de R$ 60 milhões para o campeão, e R$ 25 milhões para o vice.
Além disso, Corinthians e Flamengo marcarão apenas a terceira vez na história do torneio, disputado desde 1989, na qual a final é disputada entre clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro. .
Relembre abaixo as outras decisões.
Santo André x Flamengo
Na edição de 2004 da Copa do Brasil, Santo André e Flamengo protagonizaram a grande final da Copa do Brasil.
Naquela época, o torneio era disputado por 64 clubes e os clubes da Libertadores não participavam do torneio, porque as datas conflitavam.
Após derrubar uma campanha derrubando clubes maiores – deixando Atlético-MG, Guarani e Palmeiras pelo caminho – o Santo André chegou à final contra o Flamengo do técnico Abel Braga.
O primeiro jogo foi disputado no antigo Palestra Itália e acabou empatado por 2 a 2. A decisão foi para o Maracanã, na qual o Flamengo podia até mesmo empatar por 1 a 1, porque ainda existia o critério do gol fora de casa.
Em 30 de junho de 2004, diante de quase 72 mil pessoas, Sandro Gaúcho, aos 7 minutos, e Élvis, aos 22 do segundo tempo, garantiram o título de maior destaque na história do clube paulista.
Paulista x Fluminense
A segunda e última vez na qual um clube paulista e outro carioca se enfrentaram na final da Copa do Brasil aconteceu logo no ano seguinte.
Em 2005, o Paulista de Jundiaí repetiu a história e conseguiu eliminar uma série de clubes da primeira divisão para chegar à final.
O clube do interior paulista derrotou Botafogo, Internacional e Cruzeiro ao longo do caminho. Na final, encontrou o Fluminense do mesmo técnico Abel Braga, que dirigia o Flamengo na final do ano anterior.
No primeiro jogo, em pleno estádio Jaime Cintra, em Jundiaí, o time do técnico Vagner Mancini fez dois gols no segundo tempo e garantiu uma vitória por 2 a 0.
Com o Maracanã interditado por obras, a decisão aconteceu em São Januário. No dia 22 de junho de 2005, o Paulista segurou o 0 a 0 e conquistou o maior título da história do clube.