Contratação de Robinho na atual situação não faz sentido, diz Juca Kfouri
Para jornalista esportivo, clube deveria ter aguardado o julgamento em segunda instância do jogador na Itália, onde ele foi condenado pelo estupro de uma mulher
A contratação de Robinho pelo Santos, considerando a situação jurídica do jogador na Itália – onde ele foi condenado em primeira instância pelo estupro de uma mulher – não faz o menor sentido, afirmou, neste sábado (17), o jornalista esportivo e escritor Juca Kfouri.
“[O clube] poderia, no mínimo, ter esperado até dezembro para que houvesse o julgamento em segunda instância e, quem sabe, ele viesse a ser absolvido”, afirmou Juca, em entrevista à CNN.
A volta de Robinho ao Santos foi anunciada pelo clube no sábado (10). Na noite de sexta-feira (17) o time e o jogador anunciaram a suspensão do contrato.
“Quero lembrar que ele está condenado em primeira instância, mas diferente da primeira instância brasileira. Não é apenas com sentença de um juiz, mas de um tribunal com participação popular,” completou.
Assista e leia também:
Santos e Robinho suspendem contrato
Patrocinadores do Santos cobraram rescisão de Robinho após acusação de estupro
O jornalista afirmou ainda que interceptações telefônicas feita pela Justiça italiana e que vieram a público na sexta-feira, nas quais o jogador fala sobre o envolvimento no caso, deixam claro que “ele participou de alguma coisa da qual não deveria ter participado”.
“Uma violência inominável e que não pode ser normalizada num país que já tem normalizado tantos absurdos”, disse.
Juca afirmou ainda acreditar que, de alguma forma, a “tolerância com a intolerância das torcidas” se disseminou para outros setores da sociedade e contribuiu para o momento vivido no país.
“No futebol, em vez de olhar para seu adversário como tal, se passou a olhar como inimigo. O que é de uma extrema estultice (…) E acaba que essas violências são normalizadas”, disse.
O papel da redes sociais
Juca disse ser contra o uso das redes sociais como ferramentas de julgamento, condenação e, até, balizadores para a atuação dos meios de comunicação.
Por outro lado, ele destacou a importância das diversas manifestações neste caso, contra a contratação de Robinho, para aumentar a atenção da situação.
Leia também:
Acusado de agredir ex-namorada, Boateng será julgado em tribunal de Munique
Dudu troca o Palmeiras por clube do Catar após acusação de agressão da ex-mulher
“Neste caso específico, não fosse a grita da sociedade, não fosse o fato de os patrocinadores do Santos dizerem ‘não quero minha imagem vinculada a essa questão’, ele estrearia amanhã no jogo do Santos”, opinou.
“É importante a gente estar vigilante e, sim, ser absolutamente intolerante com crimes contra mulher, com os crimes de gênero e com os crimes de raça.”