COI autoriza, e alemã usará faixa com símbolo LGBTQIA+ no hóquei
Nike Lorenz vestirá as cores do arco-íris nas Olimpíadas; pelo mesmo gesto, o goleiro Neuer, astro da seleção de futebol, incomodou a Uefa na última Eurocopa
O Comitê Olímpico Internacional autorizou que a alemã Nike Lorenz, capitã da seleção feminina de hóquei, use uma faixa com as cores do arco-íris como manifestação de apoio à comunidade LGBTQIA+.
Ela vestirá a peça nas meias já na abertura da disputa no domingo (25), contra a Grã-Bretanha, em jogo válido pelo grupo A da competição.
Depois de jogadoras do futebol se ajoelharem em protesto contra a violência racial, em gesto prévio aos jogos que tem se espalhado por todo o mundo, a faixa colorida no hóquei será mais uma marca dos Jogos.
“Estamos satisfeitos por termos encontrado um jeito conjunto que permite ao time de hóquei fazer sua declaração sócio-política”, divulgou o presidente da Confederação Olímpica Alemã (DOSB), Alfons Hormann.
Vale lembrar que na última Eurocopa de futebol a Federação Alemã informou que a Uefa chegou a abrir uma investigação sobre o uso da braçadeira com as cores do arco-íris por parte do goleiro Manuel Neuer. No fim, o caso foi arquivado por se tratar de uma “boa causa”.
UEFA have today shared with the DFB that they have stopped the review of the rainbow captain's armband worn by @Manuel_Neuer.
In a letter, the armband has been assessed as a team symbol for diversity and thus for a 'good cause.' #EURO2020 #GER pic.twitter.com/HFiAAQ6F5D
— Germany (@DFB_Team_EN) June 20, 2021
No mesmo evento, a entidade europeia não permitiu que o Allianz Stadium, em Munique, fosse iluminado com as cores LGBTQIA+ para o jogo entre Hungria e Alemanha.