Atlético-MG vence Flamengo de novo no Mineirão e abre vantagem na Copa do Brasil
Hulk, Ademir e Lázaro marcaram os gols da partida, válida pelas oitavas de final
Três dias depois de duelarem pelo Campeonato Brasileiro, Atlético-MG e Flamengo reeditaram um dos principais clássicos do futebol nacional, agora pela Copa do Brasil. E o vencedor foi o mesmo do fim de semana. No Mineirão, o Galo derrotou o rubro-negro carioca por 2 a 1, com gols de Hulk, Ademir e Lázaro, abrindo vantagem na série válida pelas oitavas de final.
O duelo de volta será disputado em 13 de julho, às 21h30, no Maracanã. E o Atlético-MG, com o resultado obtido nesta quarta-feira (22), poderá empatar para avançar às quartas de final. O Flamengo precisará triunfar por ao menos dois gols de vantagem para se classificar, com triunfo pela diferença mínima levando o confronto aos pênaltis.
No último domingo, Atlético-MG e Flamengo haviam duelado pelo Brasileirão, no Mineirão, com o Galo vencendo por 2 a 0. E os duelos tiveram algumas coincidências, pois o segundo gol das duas partidas foi marcado por Ademir após passe de Hulk. E o time mineiro também perdeu um jogador por lesão no primeiro tempo de cada confronto: Jair, no domingo (19), e Keno, nesta quarta-feira.
O principal diferencial desta noite foi Hulk, agora com 21 gols em 27 jogos pelo Atlético-MG nesta temporada. Autor de um gol logo nos minutos iniciais da partida, ele foi o destaque do confronto, tendo construído a jogada do segundo, no começo da etapa final. E deu ainda mais tranquilidade ao técnico Turco Mohamed, que chegou aos confrontos com o Flamengo pressionado, mas agora ganha fôlego após vencer duas vezes consecutivas o adversário.
É um cenário oposto ao de Dorival Júnior, que assumiu o Flamengo recentemente e só ganhou uma vez, agora com três derrotas. E novamente o time apresentou baixa produção ofensiva no lotado Mineirão, que recebeu 53.953 torcedores.
Antes desse grande encontro nas oitavas de final da Copa do Brasil, Atlético-MG e Flamengo haviam estreado na competição apenas na terceira fase, por estarem envolvidos na Libertadores. E passaram por Brasiliense e Altos-PI, respectivamente. Na história da competição, os times duelaram outras duas vezes: a equipe carioca se deu melhor nas quartas de final de 2006 e a mineira deu o troco nas semifinais de 2014.
Como foi o jogo
Apenas três dias após se enfrentarem no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro, os times voltaram ao estádio com algumas novidades. No lado do Atlético-MG, Turco Mohamed apenas promoveu a entrada de Otávio no meio-campo, no lugar de Jair, como ocorreu no primeiro tempo do confronto anterior, por causa de lesão na mão esquerda.
Já no Flamengo, Dorival optou pelos retornos de Filipe Luís e Willian Arão, que ocupou a vaga de Vitinho, em uma ação para reforçar o meio-campo após o revés por 2 a 0, deixando a equipe com três volantes. A mudança até deu mais posse de bola ao time carioca, mesmo atuando como visitante. Porém, não impediu que a equipe fosse vazada na primeira ação ofensiva de perigo do adversário.
Apostando na transição rápida para o ataque, o Atlético-MG logo abriu o placar. Aos 7 minutos, Mariano deu lançamento longo para Hulk, que, com a bola quicando, tocou por cima de Diego Alves, na entrada da grande área: Galo 1 a 0.
O gol precoce reforçou as posturas das equipes, com o Flamengo tendo mais posse de bola no campo ofensivo durante o restante do primeiro tempo. O time carioca até teve uma oportunidade, com Andreas Pereira, aos 11, em disparo defendido por Everson, mas pecou pela falta de criatividade, sendo pouco efetivo.
O Atlético-MG, por sua vez, apresentava segurança defensiva e corria poucos riscos, enquanto esperava uma oportunidade para contra-atacar. Mas terminou o primeiro tempo com uma baixa, pois perdeu Keno, lesionado, substituído por Ademir.
O cenário do jogo não se alterou no começo da etapa final, mas com uma grande diferença. O contra-ataque esperado pelo Atlético-MG surgiu aos 10 minutos do segundo tempo. E pelos pés de Hulk. Após erro de passe de Matheuzinho, Nacho acionou o atacante, que avançou pela esquerda e cruzou para Ademir, de cabeça, fazer 2 a 0.
O gol desnorteou o pouco de organização que o Flamengo apresentava no Mineirão e até levou Dorival a fazer três mudanças de uma vez, com as entradas de Rodinei, Lázaro e Pedro. Mas o Atlético-MG passou a encontrar mais espaços e poderia ter ampliado o placar, com Nacho, aos 23, e com Allan, aos 29.
Mas o gol não saiu e o Flamengo conseguiu diminuir o seu prejuízo com a participação decisiva de dois reservas. Aos 35 minutos, Rodinei cruzou na segunda trave e Lázaro chegou finalizando. Everson tentou a defesa com os pés, mas sem sucesso.
O gol, claro, animou o Flamengo, que tentou buscar o empate no fim do confronto. Mas o Atlético-MG soube controlar o adversário e ainda acertou a trave nos acréscimos, com Calebe. Assim, garantiu a vitória e a vantagem para o confronto de volta, no Maracanã.
Agenda
Depois de dois duelos entre eles, os times voltarão a campo no próximo sábado pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo vai receber o América-MG, às 19h, no Maracanã, enquanto o Atlético-MG terá pela frente o Fortaleza, às 21h, no Mineirão.