Veja culturas que inspiraram povos de “Avatar: O Último Mestre do Ar”
Série da Netflix alcançou Top 10 de produtos mais assistidos da plataforma em 92 países em apenas uma semana
A série live action “Avatar: O Último Mestre do Ar“, da Netflix, usou inspirações do mundo real para construir os povos fictícios do seu enredo.
Na história contada, existem quatro civilizações, ligadas aos quatro elementos (fogo, terra, água e ar). Em cada uma delas, as pessoas conseguem controlar esses elementos e usá-los para seus benefícios.
Para transmitir mais realismo, os movimentos que são feitos pelas personagens para controlar os poderes e as aparências que das civilizações foram inspiradas em artes maciais e povos que existem de verdade.
Cada uma das quatro nações reflete uma cultura que existe de verdade:
- A Tribo da Água espelha as culturas indígenas do Ártico;
- O Reino da Terra é baseado na China, Japão, Coreia e outras áreas da Ásia Oriental, bem como em algumas do Sul da Ásia (Omashu, por exemplo, foi inspirada na Índia e Paquistão);
- A Nação do Fogo tem raízes nas culturas do Sudeste Asiático, como Filipinas, Tailândia e Indonésia; e
- Os Nômades do Ar são inspirados pelas sociedades do Himalaia, como o Tibete, além das culturas monásticas do Sudeste Asiático.
Já o estilo de dobra (controle de um elemento) é baseado em uma arte marcial que também existe:
- A dobra de água é inspirada em estilos de luta que enfatizam movimentos fluidos e controlados, como o Tai Chi e o Baguazhang;
- A dobra de terra é baseada no estilo de artes marciais com raízes firmes das províncias do sul da China, conhecido como Nan Quan em chinês — especificamente estes dois estilos de Kung Fu: Hung Gar Kyun e Fut Gar;
- A dobra de fogo é baseada nos estilos do norte de Wushu, como Ba Ji Quan ou Cha Quan (“Punho Longo”);
- A dobra de ar combina categorias internas e externas e é baseada no estilo Bagua.
Clique aqui para conferir outras 13 curiosidades da série, que, em apenas uma semana de lançamento, já alcançou o Top 10 de produtos mais assistidos da Netflix em 92 países.