Veja 9 filmes para entender o que é o suicídio assistido
Poeta brasileiro Antonio Cicero escolheu passar pelo procedimento nesta quarta-feira (23)
A morte do poeta Antonio Cicero, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), nesta quarta-feira (23) trouxe à tona a discussão sobre o suicídio assistido. Cicero sofria de Alzheimer e foi até a Suíça para o procedimento.
Também conhecido como morte assistida, o procedimento leva ao fim da vida de um paciente, geralmente, com problemas graves de saúde ou doenças terminais, mas que ainda seja capaz de tomar decisões sobre seus cuidados e tratamentos.
Nele, uma equipe médica fornece medicamentos para o procedimento, mas é o próprio paciente que administra a dose fatal. Geralmente, o suicídio assistido é confundido com a eutanásia, mas trata-se de procedimentos diferentes. Na eutanásia, é a equipe médica que administra a dose fatal no paciente, resultando em sua morte.
O assunto delicado já foi tema de diversos longas-metragens, que podem ajudar a entender melhor o processo e as demandas de pacientes que escolhem passar esse procedimento.
Veja 9 filmes para entender o que é suicídio assistido
“Mar Adentro” (2004)
Ramón Sampedro lutou por 30 anos pelo direito de acabar com sua vida com dignidade. Julia é uma advogada que decide ajudá-lo em sua causa, enquanto Rosa tenta mudar sua decisão.
“Mar Adentro” não está disponível em nenhum streaming no Brasil atualmente.
“Minha Vida Sem Mim” (2003)
Ann é uma mulher simples que vive com seus dois filhos e seu marido em um trailer no jardim de sua mãe. Sua vida muda quando um médico diz que ela tem câncer de útero e apenas dois meses de vida. Antes de partir, ela tem uma lista de coisas a fazer.
“Minha Vida Sem Mim” não está disponível em nenhum streaming no Brasil atualmente.
“Menina de Ouro” (2004)
Frankie Dunn é um veterano treinador de boxe que não gosta muito de interagir com outras pessoas. Quando a operária Maggie Fitzgerald chega ao ginásio em busca de sua experiência, ele fica relutante, mas aceita treinar a jovem.
“Menina de Ouro” está disponível na Max.
“Amor” (2012)
Georges e Anne são professores de música aposentados na casa dos oitenta, com uma filha que mora no exterior. Um dia, Anne tem um ataque e o vínculo amoroso entre os dois é testado.
“Amor” está disponível na Mubi e no Reserva Imovision.
“Você Não Conhece o Jack” (2010)
O filme conta a história real da vida e obra do médico Jack Kevorkian, conhecido como Dr. Morte, um ferrenho defensor do direito ao suicídio assistido.
“Você Não Conhece o Jack” está disponível na Max.
“Intocáveis” (2011)
Uma história real de dois homens cujas vidas mudaram ao terem se cruzado – um aristocrata rico que ficou tetraplégico após se ferir em um acidente de parapente e um jovem ex-presidiário contratado para cuidar dele.
“Intocáveis” está disponível no Telecine.
“O Escafandro e a Borboleta” (2007)
O filme é baseado na história real editor de revista Jean-Dominique Bauby, que fica quase totalmente paralisado após um derrame. Incapaz de se mexer ou falar, ele aprende a se comunicar piscando o olho esquerdo e decide contar sua história.
“O Escafandro e a Borboleta” não está disponível em nenhum streaming no Brasil atualmente.
“O Turista Suicida” (2019)
Em meio a uma crise existencial e procurando resolver um caso arquivado, Max se hospeda no Hotel Aurora, uma instalação secreta da onde os hóspedes não saem vivos.
“O Turista Suicida” está disponível no Prime Video.
“O Quarto ao Lado” (2024)
Ingrid e Martha eram amigas íntimas na juventude, mas foram separadas pelas circunstâncias da vida. Depois de anos sem contato, elas se encontram novamente em uma situação extrema, mas estranhamente reconfortante.
“O Quarto ao Lado” chega aos cinemas brasileiros em 24 de outubro de 2024.