Vai ver um filme? Manual do Mundo explica como funciona uma sala de cinema
Sabia que há furos na tela? E quer saber como as distribuidoras mandam os filmes para as salas de cinema? Vem ver
Com a chegada das férias escolares, um dos programas favoritos de adultos e crianças é assistir a filmes no cinema. Mas você sabe como um arquivo digital chega até um shopping, por exemplo, e é projetado para centenas de pessoas?
O Manual do Mundo, o maior canal de Ciência e Tecnologia da América Latina, que completa 15 anos no próximo dia 16 de julho, visitou os bastidores de uma sala de cinema e foi até o telhado, literalmente, para desvendar o caminho do filme até a tela.
Se antes eram em película, hoje os filmes são 100% digitais. Por questões de segurança, as distribuidoras se comunicam com as salas de cinema via satélite – assim, o filme não precisa passar pela internet. Para a recepção, é necessário um computador central bem potente, já que cada arquivo criptografado chega a ter 600 gigabytes.
Do que é feita a tela?
O filme chega na telona por meio de um enorme projetor digital com três canhões de laser de cores diferentes: vermelho, verde e azul. Misturando as cores de cada um deles, dá para gerar todas as milhares de cores do filme.
Quem olha de longe, pode imaginar que a tela é só um tipo de lençol esticado. Mas não é bem assim. O tecido é feito de um material especial branco perolado ou prateado para refletir a maior quantidade de luz possível. Além disso, a tela é toda furada para deixar o ar circular e não vibrar por conta do som na sala.
Quer entender toda a ciência e tecnologia de uma sala de cinema? Assista ao vídeo: