Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tarcísio Meira morre aos 85 anos

    Ator estava internado no Hospital Albert Einstein para tratamento do coronavírus

    Da CNN, em São Paulo

    A TV brasileira está de luto. O ator Tarcísio Meira morreu nesta quinta-feira (12) aos 85 anos, vítima da Covid-19. A informação foi confirmada pela assessoria do ator.

    Tarcísio estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, ao lado da esposa Glória Menezes, de 86 anos.

    Tarcísio e Glória estavam casados desde 1962. Os dois haviam tomado as duas doses de vacina contra o coronavírus em março deste ano.

    Tarcísio Meira chegou a ser intubado e Gloria Menezes apresentou “sintomas leves” da doença. Mesmo as duas doses tomadas, isso não significa que um indivíduo não corre mais riscos de ser infectado pela Covid-19. 

    Ele teve de realizar sessões de diálise contínua (hemodiálise) devido a dificuldades nas funções renais, conforme foi apontado em pronunciamento do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, local onde realizava o tratamento.

    Tarcísio Meira
    Tarcísio Meira, ícone da televisão brasileira, morreu aos 85 anos
    Foto: Reprodução/Rede Globo

    Destaque na teledramaturgia

    Tarcísio Pereira de Magalhães Sobrinho, como é o seu nome de batismo, nasceu na cidade de São Paulo no dia 5 de outubro de 1935.

    Considerado um dos maiores atores da sua geração, antes de entrar para o meio artístico, Tarcísio Meira sonhava em ser diplomata. Mas os planos não deram certo: ele reprovou na primeira prova e acabou entrando no teatro naquele mesmo ano, em 1957. 

    Desde então, tornou-se um dos atores de maior destaque na televisão brasileira, sendo reconhecido por uma diversidade de trabalhos. “Irmãos Coragem”, “Guerra dos Sexos”, “Hilda Furacão” e “O Rei do Gado” são algumas das diversas telenovelas presentes em sua filmografia.

    Sua estreia televisiva ocorreu na antiga TV Tupi, no teleteatro “Noites Brancas”, em 1959. Na mesma emissora, contracenou pela primeira vez com Glória Menezes em 1961, com quem se casaria pouco tempo depois e permaneceu unido por 56 anos. Os atores passaram a ser um dos casais mais reconhecidos da área, e contracenaram em uma pluralidade de trabalhos, com passagem em, além da Tupi, na extinta TV Excelsior e na Rede Globo.

    Tarcísio Meira em um de seus maiores sucessos, "Irmãos Coragem"
    Tarcísio Meira em um de seus maiores sucessos, “Irmãos Coragem”
    Foto: Memória Globo

    Em 1963, participou da primeira novela diária do Brasil, “2-5499 Ocupado”, exibida pela TV Excelsior. Naquele mesmo ano, estreou no cinema com o filme “Casinha Pequenina”. O longa também marcou a carreira de Mazzaropi, humorista que fazia parte do elenco da obra. 

    Após quatro anos, em 1967, foi para a Rede Globo, onde atuou em “Sangue e Areia” e fez par com sua esposa Glória Menezes.

    Ao todo, o artista paulistano somou mais de 60 anos de carreira, interpretando personagens memoráveis e que estão até hoje no imaginário popular.

    Sua última aparição na TV foi em 2018, na novela “Orgulho e Paixão”, da qual precisou ser afastado por conta da saúde debilitada, causada por uma infecção pulmonar.

    Tarcísio Meira e Glória Menezes
    Tarcísio Meira e Glória Menezes em “2-5499 Ocupado”, primeira telenovela diária do Brasil
    Foto: Reprodução

    Glória Menezes 

    Tarcísio Meira foi casado com a atriz Glória Menezes. Os dois tiveram um dos casamentos mais duradouros da televisão brasileira. Eles se conheceram em 1961 no teleteatro “Uma Pires Comigo”, na TV Tupi.

    No ano seguinte, quando Glória lançou o filme “O Pagador de Promessas” no Festival de Cannes, o artista se mostrou um admirador e fez questão de enviar uma carta com flores para ela. E foi assim que eles começaram a namorar. Os dois são pais do também ator Tarcísio Filho.

    tarcísio e Gloria jovens
    Tarcísio Meira e e Gloria Menezes em “Cavalo de Aço”
    Foto: Reprodução

    Em novembro de 2019, no programa “Conversa com Bial”, da Globo, o ator falou sobre coisas boas e ruins que ganhou junto com a idade e citou a esposa. “A gente tem que aceitar ser velho e tirar alegrias da velhice. São poucas, mas são boas, como por exemplo a companhia de minha mulher, Glória Menezes. A gente se gosta muito, se curte muito e se cuida muito”.

    [cnn_galeria id_galeria=”456347″/]

     

    Tópicos