Shelley Duvall, de “O Iluminado”, morre aos 75 anos
Atriz conhecida por seu trabalho no terror de Stanley Kubrick morreu em decorrência da diabetes
A atriz Shelley Duvall, conhecida por seu papel em “O Iluminado” e diversos filmes de Robert Altman, morreu aos 75 anos. A informação é do parceiro da atriz.
Duvall morreu enquanto dormia em sua casa em Blanco, no Texas, em decorrência da diabetes. Dan Gilroy, parceiro de Duvall, falou sobre o ocorrido ao The Hollywood Reporter.
“Minha querida, doce e incrível companheira de vida e amiga nos deixou”, disse Gilroy. “Muito sofrimento recentemente, agora ela está livre. Voe alto, linda Shelley.”
Conhecida por seus olhos expressivos e performances poderosas no cinema, Duvall foi um destaque ao protagonizar com Jack Nicholson o filme de terror “O Iluminado”. Ela também contracenou com Robin Williams na comédia “Popeye“, como Olívia Palito.
Os fãs de cinema também a reconhecem por sua parceria profissional com o aclamado cineasta Robert Altman, que deu o papel de “Voar é com os Pássaros” para ela em 1970. Duvall participou ainda de outros filmes dele, como “Nashville“, de 1975, e “Três Mulheres“, de 1977. O segundo longa rendeu um prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Cannes para Duvall.
Em uma matéria da Boca Raton News publicada em 1977, Altman elogiou a atriz por ser completa ao conseguir abranger diversos olhares enquanto atriz: “Charmosa, boba, sofisticada, patética – e até bonita”.
Outros trabalhos notáveis de Shelley Duvall incluem suas performances em “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” e “Onde os Homens São Homens”.
Em 2016, Duvall apareceu no programa do Dr. Phil para uma entrevista intitulada “A Hollywood Star’s Descent Into Mental Illness: Saving The Shining’s Shelley Duvall” (“A Queda de uma Estrela de Hollywood à Doença Mental: Salvando Shelley Duvall de ‘O Iluminado'”, em tradução livre). A atriz fez diversas alegações preocupantes, como de que Robin Williams, com quem atuou em “Popeye” e morreu em 2014, “ainda estava vivo e era um metamorfo”.
“Eu estou muito doente”, ela disse durante a entrevista. “Eu preciso de ajuda.”
Houve uma reação negativa após a entrevista ser exibida, com muitas pessoas reclamando que Duvall foi explorada para a matéria.
Duvall, que não atuava desde “Manna From Heaven”, de 2002, deu uma entrevista ao New York Times sobre sua carreira e a ausência de trabalhos recentes no cinema e na TV.
“Eu era uma estrela, eu tinha papéis principais”, disse na época. “As pessoas acham que é só envelhecimento, mas não é. É violência.”
“Como você se sentiria se as pessoas fossem super legais e, de repente, num segundo… elas ficam contra vocês”, continuou. “Você nunca acreditaria, a menos que acontecesse com você. É por isso que você se machuca, porque você realmente acreditar que é verdade.”
Na época, ela e Gilroy moravam em uma casa térrea “isolada, mas serena”, em Texas Hill Country.
Ao longo dos anos, Duvall manteve uma grande base de fãs. Ela retornou às telas em 2023 para o filme de terror “The Forest Hills”.
“Eu queria atuar novamente”, disse em entrevista ao New York Times sobre o projeto. “E então esse cara continuou ligando, e então eu acabei fazendo isso. Se você fizer um filme de terror, outros filmes de terror virão até você, não importa o que você faça.”
Os filmes de terror mais aguardados para o 2º semestre de 2024