Sem pipoca ou estreias: como será a retomada dos cinemas em São Paulo
A volta dos cinemas – bem como de teatros, academias e eventos de negócios – foi antecipada no Plano São Paulo
Assim como tem ocorrido na China, os cinemas que irão reabrir na capital paulista a partir de agosto poderão voltar a funcionar sem pipoca e refrigerante ou estreias, já que a pandemia afetou também o calendário da indústria cinematográfica.
Além do distanciamento e da proibição da venda de comidas e bebidas, os cinemas ainda terão limpeza reforçada, álcool em gel e vão exigir o uso de máscara entre os clientes.
Sem previsão de grandes estreias, o curador do Cine Petra Belas Artes, André Sturm, contou que as sessões contarão com clássicos na reabertura, com o objetivo de “celebrar o cinema”.
“Na primeira semana, que a gente espera que seja dia 6, vamos fazer um festival de grandes filmes – com aqueles que todo mundo ou gosta ou já ouviu falar”, adiantou. Serão homenageados diretores como o italiano Federico Fellini e o norte-americano Stanley Kubrick, além de longas em 35 mm.
“A ideia é fazer essa festa do cinema, com filmes incríveis, e, a partir da retomada dos lançamentos, começamos a exibir filmes inéditos”, finalizou.
A volta dos cinemas – bem como de teatros, academias e eventos de negócios – foi antecipada no Plano São Paulo, desde que sejam seguidos rígidos protocolos de controle e horário bastante limitado.
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A expectativa de empresários do setor é que a reabertura ocorra na primeira semana de agosto, após a assinatura dos protocolos pelo governo da capital paulista.
Com a expectativa da retomada, Sturm listou à CNN medidas que serão adotadas nas salas de cinema. “Todos os funcionários estarão com as duas máscaras – de tecido e de plástico –; pessoas que forem juntas, podem sentar juntas; quem não se conhece, senta com uma cadeira vaga de cada lado; higienização a cada sessão; álcool gel na bilheteria, portaria e banheiros”, detalhou Sturm, que concluiu: “Vai ter todo o cuidado para que as pessoas possam se sentir 100% seguras”.
(Edição: Leonardo Lellis)