Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    São Paulo tem primeiro desfile de escolas de samba após troca de secretarias

    Antes encabeçada pela SPTuris, Secretaria Municipal de Cultura assumiu as apresentações no Sambódromo do Anhembi; Grupo Especial desfila nesta sexta (09)

    Mocidade Alegre foi a campeã do Carnaval 2023 em São Paulo
    Mocidade Alegre foi a campeã do Carnaval 2023 em São Paulo YURI MURAKAMI/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

    Giovanna Bronzeda CNN

    São Paulo

    Nesta sexta-feira (09), começa o desfile das escolas de samba de São Paulo do Grupo Especial. No Sambódromo do Anhembi, a partir das 21h, começará a disputa na liga mais alta das agremiações paulistas.

    Após o desfile das velhas-guardas de São Paulo, será a noite das escolas Camisa Verde e Branco, Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Mancha Verde e Rosas de Ouro se apresentarem.

    Já amanhã (10) será a vez da segunda leva de integrantes do Grupo Especial. Além da campeã de 2023, Mocidade Alegre, também se apresentarão a Vai-Vai, Tom Maior, Gaviões da Fiel, Águia de Ouro, Império da Casa Verde e Acadêmicos do Tucuruvi.

    No último sábado (03), o Grupo de Acesso II se desfilou pelo sambódromo do Anhembi.

    Até a última edição, a Secretaria de Turismo de São Paulo (SPTuris) era a responsável pelas escolas de samba. Agora, em 2024, a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura.

    “Essa é a primeira vez que o recurso e o apoio está saindo da secretaria de cultura”, disse a secretária Aline Torres em entrevista à CNN. “A gente conseguiu fazer um plano de trabalho cultural para além do desfile”.

    Na pasta, também foi criada uma corte para cuidar especificamente do Carnaval.

    Além da troca de secretarias, a novidade é que, com a mudança, a Secretaria Municipal de Cultura irá utilizar projetos socioculturais para introduzir jovens de periferia no Carnaval. Jovens que fazem cursos de costura, figurino e outras atividades poderão desenvolver essas habilidades ao longo do ano todo no preparo para a festa.

    Segundo a secretária Aline Torres, a ideia é mostrar que o Carnaval está presente na economia da criativa da cidade no ano inteiro.

    Ainda de acordo com a secretária, uma novidade é que nesta sexta-feira (09) o Afoxé também irá abrir os desfiles

    “A cultura africana e a religiosidade estarão presentes nos dois dias, então peço para que todos cheguem cedo”, finaliza.

    Ao assumir os desfiles do Anhembi, a Secretaria Municipal de Cultura abriu mão de organizar os desfiles dos blocos de rua de São Paulo. A capital paulista é conhecida como um dos maiores polos do Carnaval de Rua do país, mas agora a organização é da Secretaria Municipal das Subprefeituras.

    Apesar de estar direcionado ao apoio da LigaSP e outras instituições focadas nas escolas de samba, a SMC ainda possui um edital de R$ 2,5 milhões que são destinados para o Carnaval de Rua para os blocos que tenham trajetória cultural na cidade.

    O desfile das escolas de samba de São Paulo ainda possui ingressos disponíveis para o desfile do Grupo de Acesso I neste domingo (11) e para o Desfile das Campeãs no próximo sábado (17). Mais informações aqui.