“Rust” irá estrear com tributo a Halyna Hutchins, diretora morta no set
Profissional foi atingida por uma bala disparada pelo ator Alec Baldwin com uma arma cenográfica
A estreia do filme “Rust” prestará uma homenagem à diretora de fotografia Halyna Hutchins, cuja trágica morte chocou a indústria cinematográfica em 2021. O faroste terá sua primeira exibição oficial no Festival de Cinema Camerimage 2024, na Polônia, que acontece entre os dias 16 e 24 de novembro.
A profissional, então com 42 anos, morreu durante as filmagens da produção após uma arma cenográfica disparada pelo ator Alec Baldwin, 66, atingi-la fatalmente e ferir o diretor Joel Souza. Desde então, a produção passou por uma série de investigações e contratempos, mas o longa foi finalizado e está prestes a estrear.
Além da estreia mundial, os organizadores do festival irão promover um painel especial com a participação de Joel, da diretora de fotografia Bianca Cline – que assumiu o posto após a morte de Halyna – e do chefe de fotografia Stephen Lighthill. A discussão será focada nos eventos que cercaram o projeto, nas filmagens após a tragédia e em outras questões importantes, como a segurança nos sets de filmagem.
De acordo com informações do Deadline, Halyna, que nasceu na Ucrânia, teria feito campanha junto ao diretor no início das gravações para exibir o filme no Camerimage, um festival internacionalmente famoso por celebrar o trabalho de profissionais da fotografia.
Ainda não está claro se Alec Baldwin comparecerá à première. Em agosto, um processo por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) aberto contra o ator foi suspenso, após a juíza Mary Marlowe Sommer determinar que as provas apresentadas pela promotoria não foram entregues à defesa de maneira adequada. Na ocasião, a magistrada rejeitou as acusações contra o veterano de Hollywood, explicando que as evidências a favor dele foram “ocultadas pelo Estado”.
O astro afirmou em diversas ocasiões que não disparou o gatilho e que não estava ciente de que a arma continha munição real. Hannah Gutierrez-Reed, armeira do filme, foi condenada a um ano e meio de prisão em abril por sua responsabilidade no incidente.
Após longos meses de paralisação, “Rust” retomou as filmagens e foi concluído em maio de 2023. A produção marcou o fim das gravações com uma postagem comovente no Instagram: “Foi um caminho longo e árduo. Mas hoje chegamos ao fim da trilha.
Alec and Hilaria Baldwin estrelarão reality show com seus filhos