Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Roger Waters começa turnê no Brasil sob polêmica; entenda

    Com shows marcados no país para outubro e novembro, músico foi alvo de polêmicas por suposta apologia ao nazismo

    Roger Waters anuncia shows em seis cidades do Brasil entre outubro e novembro de 2023
    Roger Waters anuncia shows em seis cidades do Brasil entre outubro e novembro de 2023 Reprodução

    Natália Barãocolaboração para a CNN

    São Paulo

    Nesta terça-feira (24), acontece em Brasília o primeiro show da nova turnê de Roger Waters pelo país, “This is Not A Drill”, que seguirá pelo país entre outubro e novembro. No entanto, meses antes, o cantor foi alvo de polêmica no Brasil com a possibilidade de ter seus shows censurados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

    Conhecido por seu viés mais progressista e por expressar opiniões, como na vinda ao Brasil em 2018 em que criticou Jair Bolsonaro e prestou uma homenagem à ex-vereadora Marielle Franco, Roger Waters virou alvo de críticas por parte da opinião pública após usar uma roupa com referências nazistas em apresentação na Alemanha, em junho deste ano.

    Diante do episódio, a polícia alemã abriu uma investigação contra o músico por suposta incitação ao crime de ódio, que foi rebatida pelo mesmo por meio de nota oficial declarando ter sido vítima de “ataques de má fé, calúnias e tentativa de silenciamento pelos que discordam de minhas opiniões políticas e princípios morais”.

    Após o ocorrido, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e o Instituto Memorial do Holocausto (IMH), entraram com um pedido para que o governo federal impedisse as apresentações de Roger Waters no Brasil, o que gerou intensos debates entre o público brasileiro a respeito de censura prévia aos shows.

    Em meio à polêmica e matérias veiculadas na mídia a respeito, no dia 10 de junho, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, declarou em seu perfil no X (antigo Twitter) que não havia recebido uma petição referente à apologia ao nazismo, e que a possibilidade de censura prévia aos shows do músico estava descartada, tendo o que consta na Constituição.

    Dino ainda ressaltou que “consoante a nossa Constituição, é regra geral que autoridade administrativa não pode fazer censura prévia, sendo possível ao Poder Judiciário intervir em caso de ameaça de lesão a direitos de pessoas ou comunidades”.

    A turnê “This is Not a Drill” é a “primeira de despedida” de Roger Waters, trazendo ao público uma viagem pela carreira do Pink Floyd e os grandes sucessos de seus álbuns históricos, como “Dark Side of the Moon”, “Wish You Were Here”, “Animals” e “The Wall”. Após a passagem por diversas cidades da América do Norte e da Europa, o músico chega ao Brasil com passagem por Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo, entre os meses de outubro e novembro.

    Veja datas e locais dos shows de Roger Waters

    Brasília
    Data: 24 de outubro
    Horário: 21 h
    Local: Arena BRB Mané Garrincha – Asa Norte

    Rio de Janeiro
    Data: 28 de outubro
    Horário: 21 h
    Local: Estádio Nilton Santos / Engenhão – Rua José dos Reis, 425

    Porto Alegre
    Data: 01 de novembro
    Horário: 21h
    Local: Arena do Grêmio – Av. Padre Leopoldo Brentano, 110

    Curitiba
    Data: 04 de novembro
    Horário: 21 h
    Local: Arena da Baixada / Estádio Joaquim Américo Guimarães – Rua Buenos Aires, 1260

    Belo Horizonte
    Data: 08 de novembro
    Horário: 21 h
    Local: Mineirão / Estádio Governador Magalhães Pinto – Avenida Antônio Abrahão Caram, 1001

    São Paulo
    Data: 11 de novembro
    Horário: 20 h
    Local: Allianz Parque – Rua Palestra Itália, 200