Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Rock in Rio: Fafá de Belém aponta ausência de artistas do Norte

    Festival anunciou Dia do Brasil, composto apenas por artistas nacionais, mas deixou de fora nomes da região formada por sete estados

    Fafá de Belém foi a homenageada da Império de Casa Verde, que desfilou no sábado (10), em São Paulo
    Fafá de Belém foi a homenageada da Império de Casa Verde, que desfilou no sábado (10), em São Paulo Leo Franco/Agnews

    Flávio Ismerimda CNN

    São Paulo

    Fafá de Belém reclamou, na manhã desta terça-feira (30), da falta de artista da região Norte no line up do Rock in Rio deste ano.

    O festival, que comemorará seus 40 anos nesta edição, anunciou na segunda-feira (29) um dia voltado exclusivamente para a música nacional: o Dia do Brasil. A programação conta com nomes de gêneros como samba, trap, sertanejo e funk. Mas, conforme apontou Fafá, o Rock in Rio deixou de fora músicos do Norte do país.

    “A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país? Onde está Dona Onete, Gaby Amarantos (vencedora do Grammy), Joelma, Aíla, onde estou eu?”, reclamou a cantora paraense.

    “O Norte será sempre visto como peça decorativa de festas da elite? É muito triste sentir na pele a força da realidade batendo na nossa cara. O maior festival de música do país tem um DIA BRASIL e nos coloca da porta pra fora”, continuou Fafá.

    A voz de “Vermelho” e “Nuvem de Lágrimas” pediu respeito e afirmou que os artistas de sua região são usados por conveniência.  “Mais uma vez nos provam que o norte continua sendo um artigo folclórico usado como e quando querem, pra uma imagem cool. Pertencimento é muito diferente do uso por conveniência. Nós aprendemos isso a duras penas, e exigimos respeito!”

    A região Norte é formado por sete estados do país: Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá e Tocantins.

    Confira abaixo o texto na íntegra:

    A reclamação de Fafá de Belém foi apoiada por outros artistas do Norte do Brasil, como Joelma e Manu Bahtidão, além da atriz paraense Dira Paes.

    “Não vão nos apagar. O Norte também faz parte da cultura brasileira!”, escreveu Joelma.

    “É sempre essa vergonha, mas não vamos parar, nós somos mais fortes! Mas que é inaceitável, isso é sim!”, disse Manu.

    Posicionamento do Rock in Rio

    De acordo com a assessoria de imprensa do festival, o line-up do Dia Brasil “ainda está em construção e em formação”, apesar de já ter sido divulgado.

    “Artistas de outras regiões do país, entre elas a Norte, estão em negociação com a organização, que como reforçou trará novidades e surpresas até o dia da apresentação.  O Dia Brasil propõe um grande movimento social, de união e respeito de todos, com engajamento e direitos da música “Deixa o Coração Falar” revertidos para duas causas sociais e em parceria com o Ação da Cidadania e a Gerando Falcões”, explicou a nota.

    E o texto ainda acrescentou: “O formato único dos shows deste dia, que envolve diversas colaborações inéditas entre os artistas, traz com ele desafios artísticos e logísticos significativos. Importante destacar que o Rock in Rio olha para a diversidade como um todo no line-up de todos os palcos e um exemplo disso foi o Show Pará Pop, já realizado no Palco Sunset, capitaneado por Fafá de Belém com grandes nomes do Pará, e que se tornou um dos shows mais emblemáticos da história deste palco.”

    Dia do Brasil no Rock in Rio

    Na segunda-feira (29), o Rock in Rio anunciou que o festival terá um dia dedicado à música brasileira no dia 21 de setembro. Intitulado como “Dia Brasil”, representes de diferentes gêneros e ritmos foram confirmados para a edição comemorativa de 40 anos do evento.

    Nomes como Zeca Pagodinho, Luan Santana, Ana Castela, Alcione, Simone Mendes e Chitãozinho e Xororó são alguns dos destaques. No geral, artistas de sertanejo, samba, MPB, bossa nova, música clássica, rap, trap e pop nacional sobem ao palco.

    O festival Rock in Rio ocorre nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024. Além dos nomes nacionais, atrações internacionais como Katy Perry, Mariah Carey, Cindy Lauper, Travis Scott, Ed Sheeren, e Akon já estão confirmadas.

    Rock in Rio promete o maior e mais emblemático Palco Mundo de todas as edições