Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Réveillon 2024 em Copacabana terá orquestra ao vivo pela 1ª vez e 12 minutos de queimas de fogos

    Prefeitura também anunciou dois palcos em locais inéditos no Rio: Praça Mauá e Bangu

    O prefeito do Rio, Eduardo Paes, divulga detalhes da festa de virada de ano na capital fluminense
    O prefeito do Rio, Eduardo Paes, divulga detalhes da festa de virada de ano na capital fluminense Divulgação/Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

    Isabelle Salemeda CNN

    São Paulo

    A tradicional festa de virada de ano em Copacabana, no Rio, terá a queima de fogos acompanhada, pela primeira vez, por uma orquestra sinfônica.

    O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16), que apresentou detalhes da organização e produção do Réveillon 2024.

    Dez balsas espalhadas pela orla vão soltar fogos de artifício que prometem colorir o céu por 12 minutos.

    Mas a chegada de 2024 no Rio não vai se resumir a Copacabana: um show de luzes acontecerá na Igreja da Penha e na Praia do Flamengo.

    Ao todo, segundo a prefeitura, serão 12 palcos espalhados por dez bairros da cidade. Pela primeira vez, haverá apresentações em Bangu, na zona oeste, e na Praça Mauá, na região portuária. Também haverá estruturas montadas em Sepetiba, na Ilha do Governador, no Piscinão de Ramos, no Parque Madureira e na Ilha de Paquetá.

    Na programação, as atrações são diversas: de pagode ao samba, do rock ao funk.

    A festa deste ano contará com uma parceria com o governo do estado. “Esse é um tema muito importante para nós, sabemos da importância dessa cidade, o que ela representa. E quero destacar a parceria com o governo do estado no Réveillon, no Carnaval e Carnaval de Rua. São festas especiais, num período especial”, disse o prefeito.

    Expectativa na hotelaria

    De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIHRJ), a expectativa de ocupação de quartos para o Réveillon na capital fluminense pode chegar aos 100%. No ano passado, foi de 98%.

    Em média, os turistas ficaram dois dias e meio no Rio.

    “O que nós vamos trabalhar é para que tenha um tempo maior de estadia na cidade e que venha a ter um aumento de ocupação, chegando aos 100%. Isso, a partir de agora, com tudo divulgado, começa o trabalho intenso de promoção”, explicou o presidente da ABIHRJ, Alfredo Lopes.

    Após a virada, olho no Carnaval

    Paes também deu algumas informações sobre o calendário do Carnaval 2024 na cidade.

    • Os ensaios técnicos das escolas de samba do Rio começam no dia 6 de janeiro.
    • Já os desfiles da Série Ouro acontecem nos dias 9 e 10 de fevereiro, e do Grupo Especial, nos dias 11 e 12 de fevereiro.
    • O Desfile das Campeãs será no sábado seguinte (17).

    Entre as novidades, está a venda da totalidade dos ingressos da Marquês de Sapucaí via internet por uma única empresa. “Esse novo formato da venda de ingressos é fundamental para criar uma nova linha de receita para o Carnaval, uma linha de receita direta para as escolas de samba”, disse Gabriel David, diretor de marketing da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

    Nas ruas, mais de 400 blocos devem desfilar no carnaval do ano que vem. A promessa da empresa Dream Factory, que vai ficar à frente da folia por três anos, é de uma grande estrutura montada, com banheiros químicos, postos médicos, ambulâncias, coleta seletiva, tráfego, sinalização e informação turística sobre a cidade, além da inscrição de promotores de venda.

    “A previsibilidade de fazer o Carnaval de rua por três anos dá muita segurança. Em junho, começamos a dialogar com as marcas. Essa antecipação do edital significa um melhor planejamento. Acreditamos que o Carnaval de 2024 será um novo marco por termos mais tempo para fazer a organização”, explicou o presidente da Dream Factory, Duda Magalhães.

    Tópicos

    Tópicos