“Renascer”: conheça as diferenças entre a primeira versão e o remake da novela
Nova novela das nove estreia nesta segunda-feira (22); trama foi sucesso em 1993
Nesta segunda-feira (22), estreia o remake de “Renascer”. A novela que fez história na teledramaturgia da TV Globo foi lançada em 1993 e ganha uma nova versão depois de 30 anos. Criada por Benedito Ruy Barbosa, agora a nova versão será conduzida pelo neto do autor, Bruno Luperi. Além dele, Gustavo Fernandez, responsável pelo remake de “Pantanal” de 2022, ficará com a direção da trama.
A obra conta a história de José Inocêncio, um fazendeiro que ganha fama e se torna o fazendeiro mais bem-sucedido da região por seus êxitos como produtor de cacau. Na primeira versão, o papel foi interpretado por Antônio Fagundes, agora, Marcos Palmeira dará vida ao protagonista.
Ainda jovem, ele encontra o amor de Maria Santa (Duda Santos no remake; Patrícia França no original) e com ela, gera quatro filhos. O nascimento do caçula, João Pedro, acaba dando fim à vida de Maria e a fatalidade provoca a ira do fazendeiro, que culpa seu filho pela morte de sua amada.
Anos mais tarde, a relação ficará ainda mais conturbada com a chegada de Mariana (Theresa Fonseca no remake; Adriana Esteves no original), que desperta interesse do pai e do filho.
Confira as diferenças entre a versão original e o remake de “Renascer”
Para o autor, Bruno Luperi, a grande diferença do remake tem a ver com as mudanças profundas que aconteceram na região cacaueira nessas três décadas. “Na primeira versão em 1993, a região ainda era de grande produção de cacau e a produção caiu profundamente”, diz.
“31 anos depois, a região está começando a vislumbrar uma retomada econômica voltada não só para a quantidade do cacau, mas para a qualidade, e isso só pode ser feito com a preocupação ecológica”, completa.
Para Luperi, a grande mudança é esse novo cenário da região cacaueira, que acaba influenciando nos personagens.
José Inocêncio
Perante todo o novo processo do cacau, a nova versão trará um conflito de gerações entre José Inocêncio, que é do campo, e seu filho, João Pedro, que resolve estudar e se especializar nesse processo pós-colheita.
Locações da novela
Em ambas as versões, a cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, região em que a história central da novela é retratada, foi o cenário escolhido para as gravações. Além disso, três cidades cenográficas nos Estúdios Globo foram levantadas para o remake.
Cores e clima de fazenda dão o tom à cenografia assinada por Fábio Rangel que traz uma estética renovada para a atual versão de “Renascer”. “Eu me concentrei em tentar uma história nova como se nunca tivesse sido feita. Com olhar focado no agora, busquei cores alternativas e espaços arquitetônicos diferentes”, conta Fábio.
No entanto, diferentemente da primeira versão, a novela trará outras maneiras de manejo do cacau, desta vez, mais focado no cuidado com a terra e o meio ambiente, além de novas formas para se obter produtos mais requintados a partir do cacau.
Tecnologia e qualidade de imagem
“Renascer” retorna às telas renovada no aspecto tecnológico também. Assim como as demais tramas da emissora, o remake contará com imagem em 4k e som imersivo. Enquanto a novela exibida em 1993 foi gravada com câmeras analógicas com resolução máxima de 720×480 pixels, as câmeras atuais possuem 3840×2160 pixels de resolução, que geram imagens seis vezes mais nítidas.
Além disso, na nova versão a animação “cramulhão” – um termo utilizado para se referir ao demônio ou diabo – virá em 3D. O personagem, que na versão atual é representado por um boneco dentro de uma garrafa, criado pelo artista plástico Dante, ganhará “vida” em alguns momentos graças ao uso de computação gráfica.
Mudança na trilha sonora
O remake também conta com uma mudança na música tema “Lua Soberana”. Na versão original, a faixa era assinada por Ivan Lins e Vitor Martins, tocada por Sergio Mendes, na voz de Gracinha Leporace. Em uma versão repaginada, a canção da nova novela trará as interpretações das baianas Luedji Luna e Xênia França.
Vale ainda mencionar que alguns atores que estiveram presentes no elenco original retornam para o remake. É o caso de Marcos Palmeira, que será José Inocêncio na nova trama e que deu vida ao filho mais velho do fazendeiro, João Pedro, na primeira versão. Jackson Antunes que deu vida à Damião na novela de 1993 também retorna para a novela, dessa vez, ele será o personagem Deocleciano.
Conheça os personagens do remake de “Renascer”
[cnn_galeria active=”5619893″ id_galeria=”5619404″ title_galeria=”Personagens da novela Renascer”/]