Rainha Elizabeth visita novo porta-aviões antes da viagem à Ásia
O Queen Elizabeth de 65.000 toneladas transportará oito jatos de combate F-35B britânicos
A rainha Elizabeth da Grã-Bretanha visitou o novo porta-aviões do país no sábado, batizado em sua homenagem, antes de liderar uma flotilha de navios da Marinha Real para águas asiáticas em sua viagem operacional inaugural.
A rainha, de 95 anos, embarcou no HMS Queen Elizabeth em Portsmouth, sete anos depois de ter batizado o navio ao lado de seu falecido marido, o príncipe Philip, que morreu no mês passado.
O Queen Elizabeth de 65.000 toneladas transportará oito jatos de combate F-35B britânicos e 10 F-35s americanos, bem como 250 fuzileiros navais dos EUA como parte de uma tripulação de 1.700 homens.
Ele conduzirá a flotilha ao lado de dois destróieres, duas fragatas, um submarino e dois navios de apoio em sua jornada de 26.000 milhas náuticas ao longo de 28 semanas. O grupo será acompanhado por um contratorpedeiro americano e uma fragata da marinha holandesa.
“Three cheers for Her Majesty The Queen”
The ship’s company bid farewell to The Queen as she departs HMS Queen Elizabeth. pic.twitter.com/AGpYeLn9P6
— The Royal Family (@RoyalFamily) May 22, 2021
O grupo navegará pelo Mar da China Meridional, parte do qual é reivindicado pela China e países do Sudeste Asiático, a caminho do Mar das Filipinas. Os navios também farão escala na Índia e em Cingapura.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que a implantação ajudará a projetar o “soft power” britânico, como a crença na democracia e no Estado de Direito.