Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Quem é Taylor Jenkins Reid, que teve livros adaptados para TV e cinema

    Autora é responsável por títulos como "Daisy Jones & The Six" e "Os Sete Maridos de Evelyn Hugo"

    Taylor Jenkins Reid
    Taylor Jenkins Reid Reprodução/Instagram

    Marina Toledoda CNN

    em São Paulo

    As obras de Taylor Jenkins Reid começaram a chegar ao Brasil em 2019, quando os dois principais sucessos da autora, “Daisy Jones & The Six” e “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”, foram lançados pela Editora Paralela. A partir disso, livros novos e antigos da norte-americana foram traduzidos para o português e vendidos em solo brasileiro.

    Ela lançou seu primeiro livro, “Para Sempre Interrompido”, em 2013. Ao longo dos anos, escreveu mais quatro obras até alcançar o sucesso com “Daisy Jones & The Six”, em 2019. Além do êxito de vendas, a trama virou série – protagonizada por Riley Keough e Sam Claflin e lançada pelo Prime Video em 2023.

    “Daisy Jones & The Six” foi adaptado pela produtora de Reese Witherspoon / Divlulgação

    Ao lado do marido, Reid também escreveu a adaptação de uma obra sua, mas dessa vez para o cinema. “Amor(es) Verdadeiro(s)”, de 2015, ganhou uma versão nas telonas com Phillipa Soo, Simu Liu e Luke Bracey em 2023.

    Alguns anos depois, a autora caiu no gosto do BookTok, comunidade no TikTok voltada para livros, que resgatou seu livro de 2017, “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”, levando-o a entrar na lista de best-sellers do The New York Times no ano passado. Os direitos da obra foram adquiridos pela Netflix, que adaptará a história em um filme.

    Quem é Taylor Jenkins Reid

    Ela estudou cinema e televisão na Emerson College, em Boston, nos Estados Unidos, e começou sua carreira na produção de filmes. Depois de se formar, Reid se mudou para Los Angeles, onde conseguiu o cargo de assistente de elenco, tendo seu primeiro trabalho no longa “Anjos da Vida – Mais Bravos que o Mar” (2006), estrelado por Kevin Costner e Ashton Kutcher.

    Nessa época, ela também trabalhava em uma escola e escrevia como hobby nas horas vagas até que decidiu largar o emprego e focar na escrita. Em 2011, a norte-americana assinou com seu primeiro agente e escreveu o primeiro livro, “Para Sempre Interrompido”. Ele odiou e a parceria foi descontinuada, segundo Reid contou para o The New York Times.

    Ela reescreveu a história e enviou para 30 agentes. 29 negaram e um viu futuro e vendeu o livro. Nos anos seguintes, ela escreveu três obras: “Depois do Sim” (2014), “Em Outra Vida, Talvez?” (2015) e “Amor(es) Verdadeiro(s)” (2016), que tiveram um sucesso comercial mediano.

    Em 2017, ela escreveu o que viria a se tornar seu maior sucesso literário, “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”, que à época teve um bom resultado, melhor que os demais livros, mas ainda abaixo do que alcançaria anos depois.

    “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” ganhará filme / Divulgação

    Nesse período, Reid assinou com uma nova agente, Theresa Park, que também representa o romancista Nicholas Sparks (“Um Amor Para Recordar” e “Querido John”). Foi com ela que lançou seu primeiro sucesso imediato, “Daisy Jones & The Six”, em 2019. A obra estreou em terceiro lugar na lista dos mais vendidos de ficção.

    Entrando em um novo patamar no mercado editorial, a autora emplacou “Malibu Renasce” (2021). Durante a divulgação da obra, os booktokers descobriram “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” e o livro viralizou no TikTok, alcançando números inéditos para a autora e o tornando seu maior sucesso de vendas.

    “Carrie Soto Está De Volta” (2022) foi seu último lançamento, que liderou a lista de best-sellers do The New York Times.

    Estilo

    O universo literário de Taylor Jenkins Reid não está ligado e é composto por diversos gêneros, mas em seus principais sucesso há uma semelhança: mulheres famosas. “Daisy Jones & The Six”, “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” e “Carrie Soto Está De Volta” acompanham celebridades de diversos âmbitos: música, cinema e esporte.

    As histórias tratam de personagens fictícios, mas que muitas vezes foram inspiradas por personalidades ou histórias reais.

    “Sempre fui atraída pelas pessoas que elevamos em uma sociedade. A fama nos diz muito sobre nossos desejos e demônios. As pessoas que canonizamos são um reflexo de nós mesmos e do nosso tempo”, disse em entrevista ao Bookbrowse

    “E, no entanto, eles ainda são seres humanos. E pedimos-lhes que parecessem sobre-humanos para que possamos experimentá-los como queremos, não como realmente são. Há muita dor associada a isso. Para mim, não há nada mais conflitante do que a forma como construímos mulheres famosas, esperando que elas sejam melhores do que nós” acrescentou.

    Obras de Taylor Jenkins Reid

    • EUA: “Forever, Interrupted (2013); Brasil: “Para Sempre Interrompido” (Editora Paralela, 2021)
    • EUA: “After I Do” (2014); Brasil: “Depois do Sim” (Paralela, 2021)
    • EUA: “Maybe in Another Life” (2015); Brasil: “Em Outra Vida, Talvez?” (Paralela, 2022)
    • EUA: “One True Loves” (2016); Brasil: “Amor(es) Verdadeiro(s)” (Paralela, 2020)
    • EUA: “The Seven Husbands of Evelyn Hugo” (2017); Brasil: “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” (Paralela, 2019)
    • EUA: “Daisy Jones & The Six” (2019); Brasil: “Daisy Jones and The Six: Uma história de amor em música” (Paralela, 2019)
    • EUA: “Malibu Rising” (2021); Brasil: “Malibu Renasce” (Paralela, 2021)
    • EUA: “Carrie Soto Is Back” (2022); Brasil: “Carrie Soto Está De Volta” (Paralela, 2022)

    Veja também: livros que vão virar filme ou série em 2024