Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Quem é Roobertchay? Conheça o nome verdadeiro de 10 famosos

    Apesar de já soar natural, muitos artistas possuem nomes completamente diferentes dos artísticos escolhidos por eles

    Chay Suede, Lana Del Rey, Cazuza e Miley Cyrus possuem nomes artísticos
    Chay Suede, Lana Del Rey, Cazuza e Miley Cyrus possuem nomes artísticos Reprodução/Instagram

    Ana Beatriz Diasda CNN

    São Paulo

    Muitos artistas deixam de usar seu nome original para usar um nome artístico. Pode ser um apelido carinhoso de infância, um nome que que gosta, uma homenagem a alguém ou até algo mais fácil de pronunciar.

    Apesar de muitos nomes parecem “naturais”, muitas vezes, eles são completamente diferentes dos nomes de batismo dos famosos.

    Conheça o nome verdadeiro de 10 artistas nacionais e internacionais:

    Internacional

    Natalie Portman

    Apesar de muitos não saberem, a atriz famosa de Hollywood é israelense-americana, pois nasceu em Jerusalém, Israel. Por isso, seu nome de batismo é Neta-Lee Hershlag.

    Além de adotar um nome “ocidentalizado” Natalie, a atriz escolheu utilizar o sobrenome de solteira de sua avó paterna para compor seu nome artístico. Assim “nasceu” Natalie Portman.

    Natalie Portman na 81ª cerimônia do Globo de Ouro, em 2024 / Foto de Amy Sussman/Getty Images

    Tom Cruise

    O famoso ator dos filmes de ação também optou por um nome artístico, mas, por sua vez, escolheu encurtar o seu nome verdadeiro, que é Thomas Cruise Mapother. Ficou mais fácil, né?!

    Tom Cruise
    Ator estadunidense Tom Cruise, de 61 anos de idade / 19/06/2023REUTERS/Guglielmo Mangiapane

    Demi Moore

    Nascida no Novo México, nos Estados Unidos, a estrela que ficou conhecida após o sucesso de “Ghost: Do Outro Lado da Vida” de 1990, também optou por algo mais artístico ao escolher seu nome, já que o seu de batismo é Demetria Gene Guynes.

    Quem também se chama Demetria e decidiu usar o apelido foi Demi Lovato, que na realidade se chama Demetria Devonne Lovato.

    Demi Moore em foto publicada pela atriz em junho de 2023
    Demi Moore em foto publicada pela atriz em junho de 2023 / Reprodução/Instagram

    Miley Cyrus

    Miley Cyrus não é o nome verdadeiro da cantora estadunidense. Na verdade, ela foi registrada com nome de Destiny Hope Cyrus, mas pediu para mudar legalmente para Miley Ray Cyrus, em homenagem ao apelido “Smiley”, o qual ganhou durante a infância por ser sorridente e alegre.

    Lembrando que em Hannah Montana, série de sucesso no qual ela foi protagonista, sua personagem também se chamava Miley.

    Miley Cyrus é dona dos hits “Wrecking Ball”, “We Can’t Stop” e “Midnight Sky” / Divulgação

    Lana Del Rey

    Nascida em Nova York (EUA), a cantora Lana Del Rey na realidade se chama Elizabeth Woolridge Grant. Além disso, é importante citar que o nome artístico atual de Lana não foi único que ela já utilizou em sua carreira musical.

    Alguns portais de fã clube da artista ainda mencionam que a escolha de Lana Del Rey foi inspirada na combinação dos nomes da atriz Lana Turner e o carro Ford Del Rey.

    A artista também já se apresentou como May Jailer, Sparkle Jump Rope Queen, Lizzy Grant e Lana Del Mar. Ficamos com Lana Del Rey.

    A cantora Lana Del Rey / Rodin Eckenroth/FilmMagic

     

    Brasil

    Melody

    Famosa por seus falsetes, a cantora Melody também escolheu um nome artístico bem diferente do verdadeiro que é Gabriela de Abreu Severino.

    Melody completa 17 anos em 4 de fevereiro
    Melody completa 17 anos em 4 de fevereiro / Reprodução/Instagram

    Bruna Marquezine

    Apesar do primeiro nome da atriz ser realmente Bruna, seu sobrenome verdadeiro é bem diferente do artístico. Seu nome de nascimento é Bruna Reis Maia, tendo adotado o sobrenome Marquezine como uma  homenagem à sua avó, de ascendência italiana.

    Bruna Marquezine é uma atriz brasileira, natural de Duque de Caxias, Rio de Janeiro / Reprodução/Instagram

    Chay Suede

    Talvez o nome verdadeiro de Chay Suede seja um dos mais diferentes da lista. O ator foi registrado como Roobertchay Domingues da Rocha Filho.

    Durante entrevista ao Lady Night, programa de Tatá Werneck, na TV Globo, Chay dividiu que seu nome foi criado por seu avô.

    “Meu avô inventava nomes. Ele pegava o nome das pessoas e traduzia. O nome dele era Salustiano de Paula Rocha e ele traduziu para Saylufet Ainobert Dimes Paylufet Roobertchay”, contou o ator.

    Na entrevista, o ator também contou que a inspiração para seu sobrenome artístico surgiu após assistir o filme “Johnny Suede”, protagonizado por Brad Pitt.

    Ator brasileiro Chay Suede
    Ator brasileiro Chay Suede / Reprodução/Instagram

    Cazuza

    O aclamado cantor de “Exagerado” também tem um nome bem diferente do original para representar sua carreira musical.

    Nascido em 1958, ele foi registrado como Agenor de Miranda Araújo Neto, em homenagem ao cantor Cartola. Cazuza foi um apelido carinhoso que o artista recebeu quando ainda estava na barriga da mãe.

    Em entrevista ao “Conversa com Bial” em 2018, a mãe do cantor, Lucinha Araújo dividiu em detalhes como surgiu o apelido, que era muito utilizado pelo pai do artista:

    “Minha família só tem mulheres, minhas irmãs só tiveram filhas mulheres, e quando ele nasceu falaram assim: ‘vem outra mulher’. E o João dizia: ‘Não, vai ser um cazuza’. Ele era do Nordeste e lá no Nordeste cazuza era sinônimo de moleque, garoto”, explicou.

    Cazuza foi um dos maiores cantores brasileiros da década de 80
    Cazuza foi um dos maiores cantores brasileiros da década de 80 / Reprodução/Instagram

    Fernanda Montenegro

    Nascida também no Rio de Janeiro, Fernanda Montenegro recebeu um nome bem diferente para a vida de atriz.

    Registrada como Arlette Pinheiro Monteiro Torres, a artista adotou seu novo nome no começo da carreira.

    De acordo com informações do Museu Brasileiro de Rádio e Televisão, ela inventou o pseudônimo de Fernanda Montenegro porque “queria ser escritora com nome grandioso, coisa assim ‘à la século dezenove'”.

    Fernanda Montenegro discursa em cerimônia de posse na Academia Brasileira de Letras / Danielle Paiva/ABL