Quem é Quevedo e o que explica “sumiço” do cantor espanhol que já morou no Brasil
Após um 2023 de sucessos, artista "desapareceu" das redes sociais
“2021, plantar
2022, colher
2023, coroar
2024, desaparecer”
Em “Ahora Qué”, uma das principais faixas do seu primeiro disco, o “Donde Quiero Estar”, o cantor espanhol Quevedo, um dos vencedores do último Grammy Latino, fala sobre “desaparecer” depois um ano de coroação.
Coincidência ou não, após um 2023 com hits de sucesso e quase 4 bilhões de reproduções no Spotify, nos primeiros dias de 2024 o artista trocou sua foto de perfil para uma imagem enigmática e apagou todos os posts no Instagram.
Meses antes, no vídeo em que divulgou a extensão da turnê “DQE Tour”, o cantor já tinha dito que ele e os fãs “iriam se ver menos” neste ano. O sumiço do astro tomou as páginas de fãs, com muitos deles perguntando o que planeja Quevedo e se ele iria mesmo “desaparecer” em 2024, no auge da carreira, como está escrito em “Ahora Qué”.
Em uma entrevista feita no ano passado ao site Periódico de España, o artista esclareceu que o “desaparecer” seria mais uma pausa, e não o fim da carreira.
“Não vou desaparecer do mapa, mas sim buscar mais tranquilidade. Não quero que a corrente me leve daqui para lá como já aconteceu comigo outras vezes”
Quevedo
E tranquilidade foi o que Quevedo não teve em 2023. Foram mais de 25 músicas lançadas, incluindo as 16 faixas do “Donde Quiero Estar” (DQE) e Columbia, um dos principais hits do último verão europeu.
Além disso, o artista percorreu a Espanha e as capitais de México, Peru, Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina com a turnê do seu álbum, que lotou espaços. No Chile, por exemplo, os ingressos para o show se esgotaram em 20 minutos.
A CNN acompanhou a apresentação e viu uma Movistar Arena lotada de fãs super animados.
Quem é Quevedo?
Quevedo tem 22 anos e nasceu em Madri, mas se mudou ainda pequeno com a família para o Brasil. Quando tinha quatro anos, o espanhol foi morar em Gran Canaria, nas Ilhas Canárias — um arquipélago da Espanha na costa da África e onde ele mais se sente em casa.
O espanhol iniciou a carreira em 2020, mas o grande sucesso veio dois anos depois. Após lançar “Ahora y Siempre” e o remix de “Cayó La Noche”, Quevedo foi convidado pelo produtor argentino Bizarrap para o projeto Bzrp Music Sessions (o mesmo da música que Shakira fala sobre Piqué).
O refrão “Quedate” caiu na boca da galera, e “Quevedo: Bzrp Music Sessions, Vol. 52” foi a música do verão europeu daquele ano. O hit desbancou “Envolver”, de Anitta, e ficou semanas no #1 do Spotify Global. Só o clipe da música tem 600 milhões de views no YouTube.
Mas a “coroação” mesmo veio em dezembro de 2023, quando a collab ganhou a categoria de Melhor Canção de Música Urbana no Grammy Latino.
E tem mais: Quevedo também foi o artista espanhol mais escutado no Spotify no ano passado, com “Playa Del Inglés” sendo a música mais ouvida na Espanha.
Novo disco vem aí?
Nas redes sociais, há quem diga que todo esse sumiço tem a ver com a divulgação de um suposto novo álbum: o “Buenas Noches” (“Boa noite”, em português).
Como de costume, Quevedo jogou algumas pistas para os fãs. Uma delas é a expressão “Buenas Noches”, que é citada tanto em “Columbia” quanto em “Buenas” – duas músicas lançadas pelo canário no 2º semestre do ano passado.
Os dois videoclipes compartilham uma identidade visual parecida, o que fez os fãs desconfiarem que são do mesmo projeto.
Em um outro vídeo que viralizou nas redes sociais, também é possível ver Quevedo com várias pessoas da sua equipe vestindo uma camisa escrito “Buenas Noches”.
https://www.tiktok.com/@todosobrequevedo/video/7313647484708965664?q=quevedo%20buenas%20noches&t=1704911168181
O que sabemos até agora:
Quevedo tem shows marcados (e esgotados) em Miami (EUA) e em Porto Rico ainda em janeiro. No dia 20, ele encerra a turnê DQE em Bogotá.
Depois disso, a próxima apresentação confirmada é só no dia 29 de junho, em um festival na cidade espanhola de Valência.