Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Quantos filmes de “Duna” estão confirmados e quantos livros existem?

    "Duna: Parte 2" chega aos cinemas nesta quinta-feira (29); saiba mais sobre a saga

    Timothée Chalamet e Zendaya em "Duna 2"
    Timothée Chalamet e Zendaya em "Duna 2" Niko Tavernise/Warner Bros.

    Da CNN

    O filme “Duna: Parte 2” estreia nos cinemas nesta quinta-feira (29). O universo de “Duna” foi criado pelo escritor estadunidense Frank Herbert retorna às telonas com o segundo filme dirigido por Denis Villeneuve.

    Depois que o lançamento foi adiado para 2024 por causa da greve de atores e roteiristas de Hollywood, “Duna: Parte 2” “emerge como o último raio de esperança na busca muitas vezes frustrante de Hollywood atrair as pessoas de volta aos cinemas”, conforme escreveu Brian Lowry, da CNN, em sua crítica sobre o longa.

    A expectativa gigantesca ocorre não apenas pelo elenco de peso – estrelado por Zendaya e Timothée Chalamet – mas também pelo sucesso de “Duna”. Lançado em 2021 e também dirigido por Villeneuve, o filme levou seis prêmios do Oscar, principalmente nas categorias de fotografia e efeitos visuais.

     

    Mas como esse sucesso cinematográfico surgiu? Confira abaixo algumas informações sobre o fascinante universo de ficção científica de “Duna”, que foi criado como uma saga literária na década de 1960.

    Os livros “Duna”: quantos são?

    De acordo com a Enciclopédia Britânica, após uma viagem ao Oregon para “escrever uma história sobre como o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos impediu o avanço das dunas de areia ao introduzir grama de praia europeia”, o escritor Frank Herbert se interessou pelo estudo da ecologia dos desertos. e o desenvolvimento de algumas religiões – principalmente o islamismo – nestas paisagens.

    Daí vem a inspiração para escrever “Duna”, cujos cenários se destacam pela areia, vermes gigantes, guerras e muitas outras coisas que já pudemos ver na adaptação cinematográfica de Villeneuve.

    A história de “Dune” foi originalmente publicada como uma série na revista Analog. Esta série consistia em duas partes:

    1. “Dune World” – publicado na revista de dezembro de 1963 a fevereiro de 1964.
    2. “O Profeta de Duna” – publicado na revista de janeiro a maio de 1965.

    Essas duas partes, segundo a livraria nova-iorquina The Manhattan Rare Book Company, foram combinadas para formar um único livro. “Duna: Messias” foi publicado em agosto de 1965.

    Nos anos seguintes, Herbert explorou o universo que criou e publicou mais cinco livros.

    No total, esses são os seis livros de “Duna”:

    • “Duna” (1965)”

    • “O Messias de Duna” (1969)

    • “Filhos de Duna” (1976)

    • “Deus de Duna” (1981)

    • “Hereges de Duna” (1984)

    • “As Herdeiras de Duna” (1985)

    De acordo com a Britannica, após a morte de Herbert em 1986, “seu filho Brian Herbert e o autor Kevin J. Anderson começaram a escrever romances ambientados no mundo de Duna” em 1999.

    Os livros de “Duna” estão estão disponíveis no Brasil?

    A última edição da saga de “Duna” foi publicada em 2021 no Brasil, pela editora Aleph.

    Os seis livros da série foram divididos em duas trilogias, que estão disponíveis em boxes vendidos pela editora, além de um box com os seis volumes em edição de bolso. É possível encontrar os livros online.

    Além de “Duna: Parte 2”: quais são os outros filmes?

    Embora a versão de 2021 de “Duna” tenha ficado tão conhecida, o diretor David Lynch fez a primeira adaptação da saga em 1984.

    Depois do filme, “Duna” só retornou ao audiovisual em 2000, como uma minissérie de três episódios. Depois, outra minissérie, chamada “Filhos de Duna”, foi lançada em 2003, com a continuação da saga.

    Quase duas décadas depois, “Duna: Parte 2” será lançado. No longa, Villeneuve cobre os acontecimentos de “O Messias de Duna”.

    O terceiro filme ainda não foi confirmado desta nova versão de adaptação. No entanto, o novo filme deixa o final em aberto para uma sequência.

    Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

    versão original