Qual a previsão do tempo para os shows da Taylor Swift no Brasil?
Cantora se apresenta nos dias 18 e 19, no Rio de Janeiro, e 24, 25 e 26, em São Paulo
Os dias de show de uma das turnês mais disputadas do ano no Brasil estão chegando! A cantora Taylor Swift fará cinco apresentações da The Eras Tour no país neste mês de novembro, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
No Rio, os shows acontecem no Estádio Nilton Santos, nos dias 18 e 19. Já em São Paulo, as sessões serão no Allianz Parque, nos dias 24, 25 e 26.
Para os fãs que estão se preparando para o evento, uma pergunta não quer calar: vai chover nos dias de show?
De acordo com os meteorologistas consultados pela CNN, a possibilidade de chover é grande, embora ainda seja cedo para cravar.
“Nessa época do ano existe um grande risco desse tipo de evento ser impactado pela chuva, pois as cidades de SP e do RJ já estarão vivenciando na segunda quinzena de novembro o período úmido”, explica o meteorologista Alexandre Nascimento, sócio-diretor da Nottus.
O especialista ressalta que “na maioria das vezes, nesta época, a chuva vem na forma de temporais, com ventania e trovoadas que podem provocar inclusive interrupções em grandes eventos”.
Historicamente, a média de chuva para novembro em São Paulo é de 149 mm e 15 dias com chuva. No Rio de Janeiro, a média é de 131 mm e 10 dias com chuva, segundo informações da Climatempo.
Para este ano, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuva acima da média na região Sudeste — que abriga as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Uma das explicações é a atuação do fenômeno El Niño, que deve continuar influenciando o clima brasileiro nos próximos meses.
A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, prevê que dos dias 17 a 19, no Rio de Janeiro, deve ter “ter muita umidade entrando do mar para o continente. Então, teríamos dias com muitas nuvens, chuvas fracas a moderadas”.
Já em São Paulo, o tempo deve ficar “mais instável nos dias 24 e 25, com pancadas de chuva, e melhora um pouco no dia 26, mas ainda com céu mais fechado”.
De acordo com Pegorim, é esperada que uma frente fria atinja o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro nos dias 15 e 21 de novembro, o que implicaria em posterior infiltração de umidade do mar.
Por se tratar de uma previsão de médio/longo prazo, mudanças ainda são esperadas, alerta a meteorologista.
*Publicado por Renata Souza, da CNN