Quadro de Van Gogh é roubado de museu holandês fechado durante quarentena
A pintura "O Jardim da Primavera" havia sido emprestada por outro museu do país
Um quadro do pintor Vincent van Gogh foi roubado, nesta segunda-feira (30), do museu holandês Singer Laren, atualmente fechado devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
A instituição, localizada nos arredores da capital holandesa Amsterdã, informou que a pintura “Lentetuin” ou “Museu da Primavera” (originalmente chamada “The Parsonage Garden at Nuenen in Spring”) foi roubada durante uma operação noturna.
O quadro – pintado em 1884 pelo mestre holandês, segundo a agência Reuters – foi emprestada por outra instituição do país, o Museu Groninger, na cidade de Groningen.
“Estou chocado e inacreditavelmente chateado”, disse o diretor do museu, Jan Rudolph de Lorm, durante entrevista coletiva.
“Isso é muito ruim para o Museu Groninger. Também é muito ruim para Singer”, disse de Lorm.
“Mas, acima de tudo, é horrível para todos nós, porque a arte está lá para ser vista e compartilhada por todos nós, para a sociedade como um todo, para trazer prazer, inspirar e também confortar. Especialmente nesse difícil hora “, acrescentou.
Cerca de 93 pessoas morreram por conta do novo coronavírus na Holanda nas últimas 24 horas, elevando o número total de mortes para 864, segundo o Instituto Nacional Holandês de Saúde Pública e Meio Ambiente.