Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Príncipe do funk, MC Marcinho era a voz de “Glamurosa” e agradecia Xuxa pelo estrelato

    Funkeiro faleceu neste sábado (26) vítima de falência múltipla de órgãos, aos 45 anos, no Rio de Janeiro

    Flávio Ismerimda CNN , São Paulo

    Conhecido como Príncipe do funk, MC Marcinho morreu neste sábado (26), aos 45 anos, vítima de falência múltipla de órgãos, no Hospital Copa D’Or, na zona sul do Rio de Janeiro. O cantor era a voz do hit “Glamurosa”, que fez como homenagem a Xuxa Meneghel — a quem ele agradecia por seu sucesso.

    O funkeiro tinha uma cardiopatia e doença renal crônica. Ele estava internado desde o dia 27 de junho, sofreu uma parada cardíaca, e estava sob cuidados intensivos no hospital.

    Márcio André Nepomuceno Garcia nasceu em 11 de novembro de 1977, na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Filho de um marceneiro que era sambista nas horas vagas, o cantor se mudou para o bairro de Bangu, na zona oeste do Rio, aos 16 anos.

    Marcinho começou a cantar nessa época e conseguiu emplacar músicas de sucesso cantando funk melody, subgênero marcado por letras e melodias românticas — do qual ele é um dos percursores.

    Sua carreira ficou marcada pela parceria com o DJ Marlboro, com quem lançou hits como “Rap do Solitário”, “Escrito Pras Princesas” e “Garota Nota 100”. O sucesso veio com mais força em 2002, quando, com produção do DJ Grandmaster Raphael, o funkeiro lançou o álbum “Falando com as Estrelas”, cujo carro-chefe era “Glamurosa”.

    A música fazia ponte entre o começo do funk melody e o tamborzão e se notabilizou pelos arranjos mais modernos.

    Xuxa era a verdadeira “Glamurosa”

    MC Marcinho dizia que Xuxa Meneghel havia sido a inspiração para a composição de “Glamurosa”. O artista dizia que tinha a intenção de homenagear a gaúcha agradecendo o fato de ela, segundo ele, ter aberto portas para o funk na televisão.

    “O funk deve muito a ela. Quando todo mundo tinha preconceito, ela batia no peito e dizia que era funkeira, além de chamar todo mundo para se apresentar no programa dela”, disse em entrevista ao site TV Xuxa, em 2013.

    O cantor chegou, inclusive, a ser convidado para cantar na festa de 15 anos de Sasha, filha da artista, e foi ao evento mesmo usando cadeira de rodas enquanto se recuperava de um acidente de carro.

    “Fui convidado para cantar no aniversário de 15 anos da Sasha, mas ela não sabia que eu estava na cadeira de rodas. Quando cheguei lá, ela me segurou e me protegeu, para ninguém encostar na minha perna. Achei muito legal o carinho dela”, contou em entrevista ao programa “Conversa com Bial”, da TV Globo.

    MC Marcinho morre aos 45 anos no Rio de Janeiro

    Com informações de Gabriele Koga.

    Tópicos