Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Polêmica em show de Janet Jackson e Justin Timberlake vai completar 20 anos

    Cantores se apresentavam em show de intervalo do Super Bowl quando seio da cantora foi exposto

    Lisa Respers Franceda CNN

    Em 1º de fevereiro de 2004, o agora infame incidente chamado de “Nipplegate” ocorreu no show do intervalo do Super Bowl XXXVIII, enquanto Janet Jackson se apresentava com Justin Timberlake. Durante um momento da apresentação, o cantor puxou a blusa de Jackson, que teve um de seus seios expostos.

    Desde então, Timberlake suportou o peso da raiva de muitos que o culpam por não apoiar Jackson no rescaldo, o que incluiu ela ter sido cortada do Grammy naquele ano, juntamente com outras oportunidades profissionais.

    O escritor e crítico cultural Gerrick Kennedy entende a raiva, mas acredita que é hora de seguir em frente.

    “Acho que a indignação contra Justin, neste momento, não é apenas injusta, mas realmente acredito que continua a revitimizar Janet”, disse ele à CNN. “Acho que realmente faz outra peça que mais me incomoda, onde tira a autonomia de dois adultos por causa de um erro.”

    Aqui está uma lembrança do que aconteceu: a dupla estava cantando o hit de Timberlake, “Rock Your Body”, e na letra “Aposto que vou deixar você nu no final desta música”, ele deveria rasgar a blusa de Jackson para revelar um sutiã vermelho abaixo.

    Em vez disso, os estimados mais de 100 milhões de espectadores sintonizados junto com os participantes do Super Bowl viram um flash do seio nu de Jackson com o que parecia ser um piercing no mamilo. Ela rapidamente se moveu para se cobrir, mas o estrago já estava feito.

    As consequências foram instantâneas e impressionantes.

    Centenas de milhares de reclamações chegaram à Comissão Federal de Comunicações, a CBS (que transmitiu o Super Bowl) foi multada e a carreira de Jackson sofreu.

    A dupla de estrelas pop foi acusada de encenar tudo para publicidade – algo que Jackson e Timberlake negaram – e Jackson foi inicialmente ridicularizada por todos, desde comediantes até alguns fãs.

    Embora ambos os artistas tenham se desculpado pelo incidente, Timberlake foi visto como tendo abandonado Jackson após o acidente, depois de construir sua carreira em grande parte pela apropriação da cultura negra quando lhe convinha com seu som R&B.

    Durante anos, #JanetJacksonAppreciationDay foi tendência em todos os domingos do Super Bowl, impulsionado por seus apoiadores que buscavam “Justiça para Janet”.

    Quando Timberlake foi anunciado em 2017 como atração principal do intervalo do Super Bowl LII, a mudança reacendeu os apelos para que Timberlake corrigisse as coisas.

    O jornalista Jason Lipshutz tuitou em 2017: “Justin Timberlake oficialmente no intervalo do Super Bowl. Setlist dos sonhos – “Lovestoned” – 9 minutos de desculpas de Janet Jackson – “Gone” (c/ *NSYNC)”

    Agora, duas décadas depois de tudo ter acontecido, tanto Timberlake quanto Jackson ainda desfrutam de bases de fãs robustas, mas Timberlake ainda está sendo responsabilizado, visto que documentários recentes incluíram reexames de seu tratamento nos primeiros filhos de Jackson e também de sua ex-namorada, Britney Spears.

    E como acontece com todo Super Bowl, o aniversário de “Nipplegate” não foi esquecido.

    Nesta quarta-feira (31), uma pessoa postou no X, o antigo Twitter: “20 anos atrás, Justin Timberlake expôs o seio de Janet Jackson no show do intervalo do Super Bowl de 2004. Jackson foi punida pela Viacom colocando-a na lista negra por quase o resto da década, enquanto Timberlake ficou impune”.

    https://twitter.com/notgwendalupe/status/1752711997677019266?s=20

    Por sua vez, tanto Spears quanto Jackson parecem ter boas relações com Timberlake.

    Apesar de seus fãs trollarem sua nova música “Selfish” ao devolver a música “Selfish” de Spears de 2011 às paradas de streaming, a cantora recentemente postou sua admiração por sua música em sua conta verificada no Instagram.

    Quanto a Jackson, em seu documentário Lifetime de 2022, a cantora de “If” disse que tentou aconselhar Timberlake após a polêmica.

    “Conversamos uma vez e ele disse: ‘Não sei se devo sair e fazer uma declaração’”, disse ela. “Eu disse: ‘Escute, não quero nenhum drama para você. Eles estão apontando tudo isso para mim.’ Então eu apenas disse que se fosse você, não diria nada.”

    O incidente “foi exagerado”, disse ela.

    “Claro, foi um acidente. Isso não deveria ter acontecido, mas todo mundo está procurando alguém para culpar, e isso tem que parar”, disse Jackson no documento. “Justin e eu somos bons amigos e sempre seremos bons amigos. Conversamos há apenas alguns dias, e ele e eu seguimos em frente, e é hora de todos fazerem o mesmo.”

    Hasan Ay, que é um superfã de Jackson, concorda com ela.

    “Não é saudável manter tanto ódio por tanto tempo”, disse Ay, que no ano passado apareceu em um episódio do “The Janet Jackson Podcast”. “Justin tinha 20 e poucos anos quando isso aconteceu, o que ele fez foi estúpido, mas todos nós já passamos por isso. O dele foi apenas em público. Ela mudou (em frente) e nós também deveríamos.”

    Kennedy disse acreditar que a animosidade contínua se deve, em parte, a algumas pessoas “tentando compensar o fato de que muitos de nós decidimos tratar [Jackson] de maneira diferente depois daquele momento”.

    “Acho que grande parte da nossa história revisionista consiste em nos fazer sentir melhor sobre como éramos então”, disse ele. “Fazemos isso com R. Kelly, fizemos isso com Britney Spears, obviamente estamos fazendo isso com Janet Jackson.”

    “Acho que muito do que as pessoas estão fazendo é tentar se sentir melhor por causa de suas piadas, de sua vergonha, de fazer palhaçada com Janet”, acrescentou Kennedy. “Todas aquelas coisas que as pessoas fizeram culturalmente durante muito tempo.”

    A CNN entrou em contato com representantes de Jackson e Timberlake para comentar.

    Tópicos