Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Oscar: Academia revela novas regras para concorrer na categoria de Melhor Filme

    Decisão, que busca igualar a concorrência entre distribuidoras e plataformas de streaming, deve impactar especialmente produtoras independentes

    Sofia Sampaioda CNN

    Tem regra nova para as inscrições de Melhor Filme para o Oscar. O conselho da Academia aprovou, nesta quarta-feira (21), os novos requisitos para a qualificação de produções na disputa pela cobiçada estatueta de Hollywood.

    As regras atuais dizem que um filme precisa ser exibido em uma das seis maiores cidades dos Estados Unidos por sete dias para concorrer à principal categoria da premiação. Com as modificações, a exibição precisa ser expandida para mais sete dias (consecutivos ou não, e que não ultrapassem 45 dias desde a estreia) em 10 dos 50 principais mercados do país.

    A mudança só entra em vigor em 2024, impactando a cerimônia a partir de 2025 – as distribuidoras de produções que serão lançadas no final de 2024, com expansão de exibição que ultrapassa o dia 10 de janeiro de 2025, devem enviar os planos de lançamento à Academia para a verificação de elegibilidade.

    A decisão, aprovada pelos 54 membros do conselho da Academia, vale apenas para a categoria de Melhor Filme (direção, atuação e categorias técnicas não precisam atender ao novo padrão) e deve impactar principalmente a distribuição de plataformas de streaming e distribuidoras independentes. A mudança chega após críticas à maneira de distribuição das grandes empresas de streaming, já que Netflix, Prime Video e Apple têm ganhado cada vez mais espaço na premiação sem grandes esforços na distribuição.

    No entanto, parece que elas já previam a mudança. Segundo a revista Variety, a Apple TV anunciou, em março, um investimento de US$ 1 bilhão por ano em filmes direcionados aos cinemas, enquanto a Amazon Prime Video se comprometeu com 12 a 15 lançamentos teatrais por ano. Isso significa que as produtoras independentes devem ser as mais impactadas, que precisarão correr contra as gigantes do streaming.

    Em uma declaração conjunta, o CEO da Academia Bill Kramer e a presidente Janet Yang comunicaram que houve revisão e avalição dos requisitos teatrais, como acontece todos os anos. “Em apoio à nossa missão de celebrar e honrar as artes e as ciências da produção cinematográfica, esperamos que essa expansão da presença teatral aumente a visibilidade dos filmes em todo o mundo e incentive o público a experimentar nossa forma de arte em um ambiente teatral. Com base em muitas conversas com parceiros da indústria, sentimos que essa evolução beneficia tanto os artistas quantos amantes do cinema”.

    A próxima cerimônia do Oscar acontece em março de 2024 e os indicados serão anunciados em janeiro do mesmo ano. Vale reforçar que as mudanças anunciadas só serão vistas na cerimônia de 2025.