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    Oscar: Academia define requisitos de diversidade para candidatos a melhor filme

    Produções deverão cumprir padrões de diversidade e inclusão para concorrer na categoria a partir de 2024

    Elenco do filme sul-coreano Parasita, vencedor da categoria melhor filme no Oscar 2020
    Elenco do filme sul-coreano Parasita, vencedor da categoria melhor filme no Oscar 2020 Foto: The Academy/ Instagram/ Reprodução

    Jill Serjeant,

    da Reuters

    A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que promove o Oscar, anunciou, nesta terça-feira (8), uma série de diretrizes detalhadas sobe inclusão e diversidade que os cineastas terão que cumprir para que seu trabalho seja elegível ao prêmio de melhor filme a partir de 2024.

    O órgão afirmou que os novos padrões representam o início de uma nova fase, com um esforço para promover a diversidade dentro e fora das telas. As novas regras estabelecem quatro padrões de representatividade, dos quais ao menos dois devem ser seguidos para que produções cinematográficas sejam elegíveis ao prêmio de melhor filme a partir de 2024.

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    As outras categorias seguirão com os critérios de elegibilidade atuais.

    “Acreditamos que esses padrões de inclusão serão um catalisador para uma mudança essencial e duradoura em nosso setor”, disse o presidente da Academia, David Rubin, e a executiva-chefe Dawn Hudson, em um comunicado conjunto.

    As críticas à Academia se intensificaram em 2016 com a subida da hashtag #OscarsSoWhite nas redes sociais, uma reação à predominância de brancos em indicações.

    Em meio a protestos em massa contra o racismo sistêmico nos Estados Unidos neste ano, a indústria do entretenimento também foi impacatada. Um exemplo aconteceu com o serviço de streaming HBO Max, que agora exibe o filme “E o Vento Levou“, vencedor do Oscar de 1939, com uma introdução explicando aspectos racistas da produção.

    Desde 2015, a Academia dobrou o número de mulheres e representantes de minorias em suas fileiras somente para convidados. Os mais de 8.000 membros da Academia votam para escolher os vencedores do Oscar.

     

    Veja, abaixo, a íntegra do comunicado da Academia, com detalhamento dos critérios a serem adotados.

    Acesse o texto original, em inglês, aqui.

    A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia novos padrões de representação e inclusão para elegibilidade ao Oscar na categoria Melhor Filme, como parte de sua iniciativa Academy Aperture 2025. Os padrões são projetados para encorajar a representação equitativa dentro e fora da tela, a fim de melhor refletir a diversidade do público que vai ao cinema.

    Os chefes da Academia, DeVon Franklin e Jim Gianopulos, organizaram uma força-tarefa para desenvolver os padrões criados a partir de um modelo inspirado nos Padrões de Diversidade do British Film Institute (BFI) usados ??para determinadas qualificações de financiamento no Reino Unido e em algumas categorias da Academia Britânica de Prêmio de Cinema e Televisão (BAFTA), mas foram adaptados para atender às necessidades específicas da Academia.

    A Academia também consultou o Producers Guild of America (PGA), como faz atualmente para elegibilidade ao Oscar.

    “A abertura deve ser ampliada para refletir nossa população global diversificada, tanto na criação de filmes quanto no público que se conecta a eles. A Academia está empenhada em desempenhar um papel vital em ajudar a tornar isso uma realidade ”, disse o presidente da Academia, David Rubin, e a CEO da Academia, Dawn Hudson. “Acreditamos que esses padrões de inclusão serão um catalisador para uma mudança essencial e duradoura em nosso setor”.

    Para o 94º Oscar (2022) e 95º Oscar (2023), o envio de um formulário confidencial dos Padrões de Inclusão da Academia será necessário para consideração de Melhor Filme, no entanto, atingir os limites de inclusão não será exigido para elegibilidade na categoria de Melhor Filme até o 96º Oscar (2024)

    Para o 96º Oscar (2024), um filme deve atender a DOIS de QUATRO dos seguintes padrões para ser considerado elegível:

     

    PADRÃO A: REPRESENTAÇÃO NA TELA, TEMAS E NARRATIVAS
    Para atingir o Padrão A, o filme deve atender a UM dos seguintes critérios:

    A1. Principais atores coadjuvantes

    Pelo menos um dos atores principais ou atores coadjuvantes significativos devem ser de um grupo racial ou étnico sub-representado.
    • Asiático
    • Hispânico / latino
    • Negro / Afro-americano
    • Indígena / Nativo Americano / Nativo do Alasca
    • Oriente Médio / Norte da África
    • Havaiano nativo ou outro ilhéu do Pacífico
    • Outra raça ou etnia sub-representada

    A2. Elenco geral

    Pelo menos 30% de todos os atores em papéis secundários e mais secundários devem ser de pelo menos dois dos seguintes grupos sub-representados:
    • Mulheres
    • Grupo racial ou étnico
    • LGBTQ +
    • Pessoas com deficiências cognitivas ou físicas, ou surdas ou com deficiência auditiva

    A3. Enredo principal / assunto

    O (s) enredo (s) principal (is), tema ou narrativa do filme devem ser centrados em um (s) grupo (s) sub-representado (s).
    • Mulheres
    • Grupo racial ou étnico
    • LGBTQ +
    • Pessoas com deficiências cognitivas ou físicas, ou surdas ou com deficiência auditiva

     

    PADRÃO B: LIDERANÇA CRIATIVA E EQUIPE DE PROJETO
    Para atingir o Padrão B, o filme deve atender a UM dos critérios abaixo:

    B1. Liderança criativa e chefes de departamento

    Pelo menos dois dos seguintes cargos de liderança criativa e chefes de departamento – diretor de elenco, cineasta, compositor, figurinista, diretor, editor, cabeleireiro, maquiador, produtor, desenhista de produção, decorador de cenário, som, supervisor de efeitos visuais, escritor – devem ser do seguintes grupos sub-representados:
    • Mulheres
    • Grupo racial ou étnico
    • LGBTQ +
    • Pessoas com deficiências cognitivas ou físicas, ou surdas ou com deficiência auditiva

    Pelo menos uma dessas posições deve pertencer ao seguinte grupo racial ou étnico sub-representado:
    • Asiática
    • Hispânico / latino
    • Negro / Afro-americano
    • Indígena / Nativo Americano / Nativo do Alasca
    • Oriente Médio / Norte da África
    • Havaiano nativo ou outro ilhéu do Pacífico
    • Outra raça ou etnia sub-representada

    B2. Outras funções importantes

    Pelo menos seis outras tripulações / equipes e cargos técnicos (excluindo Assistentes de Produção) devem ser de um grupo racial ou étnico sub-representado. Essas posições incluem, mas não estão limitadas a assistente de diretor, técnico de iluminação, supervisor de Script, etc.

    B3. Composição geral da tripulação
    Pelo menos 30% da equipe do filme deve ser dos seguintes grupos sub-representados:
    • Mulheres
    • Grupo racial ou étnico
    • LGBTQ +
    • Pessoas com deficiências cognitivas ou físicas, ou surdas ou com deficiência auditiva

    PADRÃO C: ACESSO E OPORTUNIDADES DA INDÚSTRIA
    Para atingir o Padrão C, o filme deve atender a AMBOS os critérios abaixo:

    C1. Aprendizagem, remuneração e oportunidades de estágio

    A distribuidora ou financiadora do filme devem ter aprendizes ou estagiários dos seguintes grupos sub-representados, que atendam aos critérios abaixo:
    • Mulheres
    • Grupo racial ou étnico
    • LGBTQ +
    • Pessoas com deficiências cognitivas ou físicas, ou surdas ou com deficiência auditiva

    Os principais estúdios / distribuidores são obrigados a ter aprendizes / estagiários remunerados e contínuos, incluindo grupos sub-representados (também devem incluir grupos raciais ou étnicos) na maioria dos seguintes departamentos: produção / desenvolvimento, produção física, pós-produção, música, visuais, aquisições, negócios, distribuição, marketing e publicidade.

    Os pequenos e médios estúdios / distribuidores devem ter um mínimo de dois aprendizes / estagiários dos grupos sub-representados acima (pelo menos um de um grupo racial ou étnico sub-representado) em pelo menos um dos seguintes departamentos: produção / desenvolvimento, produção física, pós-produção, música, VFX, aquisições, negócios, distribuição, marketing e publicidade.

    C2. Oportunidades de treinamento e desenvolvimento de habilidades (tripulação)

    A empresa de produção, distribuição e / ou financiamento do filme oferece oportunidades de treinamento e / ou trabalho para o desenvolvimento de habilidades abaixo da linha para as pessoas dos seguintes grupos sub-representados:
    • Mulheres
    • Grupo racial ou étnico
    • LGBTQ +
    • Pessoas com deficiências cognitivas ou físicas, ou surdas ou com deficiência auditiva

    PADRÃO D: DESENVOLVIMENTO DE PÚBLICO
    Para atingir o Padrão D, o filme deve atender aos critérios abaixo:

    D1. Representação em marketing, publicidade e distribuição

    O estúdio e / ou empresa de cinema deve ter vários executivos seniores internos dentre os seguintes grupos sub-representados (deve incluir indivíduos de grupos raciais ou étnicos sub-representados) em suas equipes de marketing, publicidade e / ou distribuição.
    • Mulheres
    • Grupo racial ou étnico

    • Asiática
    • Hispânico / latino
    • Negro / afro-americano
    • Indígena / Nativa americana / Nativa do Alasca
    • Oriundos dos Oriente Médio / Norte da África
    • Havaiano nativo ou outro ilhéu do Pacífico
    • Outra raça ou etnia sub-representada
    • LGBTQ +
    • Pessoas com deficiências cognitivas ou físicas, ou surdas ou com deficiência auditiva

    Todas as categorias, exceto Melhor Filme, serão mantidas de acordo com seus requisitos de elegibilidade atuais. Os filmes nas categorias de longa-metragem de especialidade (longa-metragem de animação, documentário, longa-metragem internacional) enviados para melhor filme / inscrição geral serão tratados separadamente.

    O Academy Aperture 2025 é a próxima fase da iniciativa de equidade e inclusão da Academia, que promove os esforços contínuos da organização para promover a inclusão na indústria do entretenimento e aumentar a representação dentro de seus membros e na grande comunidade cinematográfica.