Oscar 2024 registra a maior audiência da premiação em 4 anos
Desde a pandemia da Covid-19, os números de espectadores abaixaram consideravelmente
O Oscar continuou a recuperar os espectadores perdidos durante a pandemia da Covid-19, registrando a audiência mais alta em quatro anos, com média de 19,5 milhões de espectadores na noite de domingo (10), mostrou dados da Nielsen divulgados na segunda-feira (11).
Esse número representou um ganho de 4% em relação a 2023. A transmissão atingiu o nível mais baixo de todos os tempos em 2021, ano em que todas as premiações caíram devido à pandemia. A ABC já registrou aumentos, recuperando parte dessa audiência em cada um dos últimos três anos.
Neste ano, a Academia de Artes e Ciências Cinematográfica e a ABC optaram por começar a cerimônia mais cedo, adiantando o programa em uma hora para às 20h [horário de Brasília], com o intuito de encorajar as pessoas a continuarem a assistir até o fim.
A estratégia parece ter sido um sucesso. De acordo com a ABC, a audiência da premiação atingiu um pico de 21,9 milhões de telespectadores durante a meia hora final.
O Oscar atraiu 23,6 milhões de espectadores em 2020, a última vez que o programa ultrapassou o patamar de 20 milhões de visualizações no mesmo dia e, na época, um desempenho recorde.
Ter indicados mais populares, como “Barbie” e o vencedor de Melhor Filme “Oppenheimer”, tem sido visto há muito tempo como uma forma de aumentar o interesse pela transmissão.
Um episódio da comédia “Abbott Elementary”, programado para depois do Oscar, também registrou alta audiência para a série, com 6,9 milhões de telespectadores.