Opinião: o problema de rejuvenescer nossas megaestrelas no cinema
Novo filme de Tom Hanks pode levantar debate com o ator interpretando o personagem na adolescência
Como qualquer cinéfilo que se preze (ou homem com mais de 40 anos) lhe dirá, a grande chance de Robert De Niro veio em “O Poderoso Chefão II”, de 1974. De Niro interpretou uma versão mais jovem de Vito Corleone, o chefe da máfia cuja interpretação original de Marlon Brando é lendária.
Quarenta e cinco anos depois, De Niro estrelou como outro gângster no épico de Martin Scorsese de 2019, “O Irlandês”. O filme acompanha o progresso de Frank Sheeran por mais de cinco décadas, de 1949 a 2000, quando ele estava já idoso em uma casa de repouso.
Como ator já na casa dos 70 anos, De Niro era ideal para interpretar o Sheeran mais velho. Ao contrário de “O Poderoso Chefão II”, no entanto, nenhum novato foi convocado para interpretar seu colega mais jovem. Graças à tecnologia antienvelhecimento, De Niro retratou Sheeran ao longo de sua vida, com as linhas de seu rosto suavizadas digitalmente.
O filme recebeu ótimas críticas e 10 indicações ao Oscar de 2020. Também acelerou um debate sobre o envelhecimento que parece prestes a aumentar com o tão aguardado lançamento de “Here”, com estreia prevista para 15 de novembro.
O diretor do filme, Robert Zemeckis, comparou seu estilo visual ao dos filmes mudos. Se “O Irlandês” servir de referência, suspeito que os recursos de botox digital de Hanks e Wright irão infundi-lo com uma aura igualmente chocante de irrealidade.
Um pequeno esclarecimento antes de prosseguirmos: existem algumas maneiras de fazer os atores parecerem mais jovens na tela usando a tecnologia, cada uma com vantagens e desvantagens. A técnica de rejuvenescimento em “O Irlandês” usa um software baseado em luz chamado FLUX. Basicamente, ele implanta câmeras extras e usa software de Inteligência Artificial para corrigir as rugas do ator, mas não altera muito o formato do rosto.
Em “Projeto Gemini”, de 2019, no entanto, a versão mais jovem do personagem de Will Smith, Henry Brogan, tem uma cabeça totalmente CGI [gerada por computador], animada via captura de movimento à la Gollum de Andy Serkis na trilogia “O Senhor dos Anéis“.
Ao contrário do “jovem” Sheeran, que não se parece em nada com De Niro em seu auge, as maçãs do rosto salientes e o queixo fino de Brogan lembram um Smith da era Fresh Prince, embora aquele que poderia ter sido retirado diretamente de um jogo de computador, recusou-se a atuar usando capacete e marcadores e, sendo De Niro, conseguiu o que queria, daí o uso da tecnologia FLUX como resultado.
O diretor Quentin Tarantino disse que se acostumou com o envelhecimento muito rapidamente quando viu “O Irlandês” no cinema, mas “notou mais” quando assistiu na TV.
O cineasta britânico George Miller, que dirigiu “Furiosa” e criou a franquia “Mad Max“, disse que considerou escalar Charlize Theron novamente para o papel principal e rejuvenescê-la, mas decidiu depois de assistir “O Irlandês” e “Projeto Gemini” que não seria “persuasivo”.
Um problema recorrente é que, a menos que você use um rosto inteiramente CGI, que pode ser sobreposto ao corpo de outro ator, você ainda estará restrito à fisicalidade do ator mais velho. Há uma parte dolorosa em “O Irlandês” quando um Sheeran supostamente jovem chuta outro personagem fora de sua loja. Sheeran pretendia emanar vigor e intimidação, mas ele “persegue” o cara com movimentos afetados e pesados.
Há um problema semelhante em “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”. Indy, interpretado por Harrison Ford, que tinha 80 anos quando o filme foi lançado, é perseguido por um trem cheio de nazistas em uma cena de flashback, mas apesar do rosto jovem, o desempenho é letárgico em comparação com o afiado Indy do passado.
A mesma coisa em “Capitã Marvel” de 2019, quando um rejuvenescido Samuel L Jackson tentou protagonizar uma grande cena de luta como Nick Fury e nenhum ator, não importa o quão habilidoso seja, pode voltar no tempo.
É por isso que as megaestrelas rejuvenescidas sempre parecem um pouco nojentas. Embora seja sem dúvida útil – e a reformulação de nomes conhecidos vem com sua própria bagagem – você sente que diretores e produtores estão tentando capitalizar a nostalgia evocada pela reencarnação dos atores em vez de tentar algo novo.
No trailer de “Here”, o personagem de Hanks ostenta um corte de cabelo que poderia ter sido retirado diretamente de seu sucesso de 1988, “Big”. É manipulador e parece resultar da mesma ansiedade que faz Hollywood produzir remakes e sequências.
Dada a enorme quantidade de tempo e dinheiro que os cineastas investiram no envelhecimento, parece uma pena que seus esforços não possam ser redirecionados em promover novos talentos.
Timothée Chalamet interpretou o jovem Casey Affleck em “Interestelar”, de 2014; Gwyneth Paltrow interpretou a jovem Maggie Smith em “Hook: A Volta do Capitão Gancho”, de 1991; e Michael Cera interpretou o jovem Sam Rockwell em “Confissões de uma Mente Perigosa”, de 2002. A versão mais nova de Brando por De Niro, o maior ator de sua geração, colocou-o no caminho para se tornar o maior ator de sua própria geração.