Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Plural

    On-line e gratuito, Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+ começa nesta semana

    Com 27 filmes de 19 países diferentes, as histórias abordam temas como a descoberta da transexualidade e a homofobia no futebol

    Da CNN Brasil

    Começa nesta quinta-feira (9), mais uma edição do Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+. O evento é coordenado por diversas instituições e embaixadas pelo mundo em parceria com Delegação da União Europeia e o Sesc SP, e tem como objetivo divulgar as produções que promovem a pauta LGBTQIA+ por meio do cinema.

    Gratuito e totalmente on-line, desta vez o festival apresenta 27 filmes (10 longas e 17 curtas) de 19 países diferentes, e que passaram por uma seleção para serem exibidos.

    Segundo o organização, entre os temas trazidos para esta edição estão a luta pelos direitos das pessoas LGBTQIA+, a descoberta da própria identidade, a homofobia e transfobia, o amor na população idosa, a luta contra os convencionalismos sociais e culturais e o impacto da Covid-19.

    Entre os curtas-metragens está o brasileiro “Soccer Boys” (2019), documentário de Carlos Guilherme Vogel, que acompanha dois jogadores do primeiro time de futebol gay do Rio de Janeiro e as transformações que passam a partir do momento que ingressam na equipe. O filme quer discutir questões como homossexualidade no futebol, discriminação e homofobia na sociedade contemporânea.

    Já o curta “Primeiro dia [First day]” (2017) é uma produção australiana sobre o primeiro dia do ensino médio para Hannah, data que marca também o primeiro dia em que ela usará o uniforme escolar feminino e o nome escolhido por ela, ao invés do nome masculino que recebeu no nascimento.

    Na seleção de longas, “Vivendo. Amando [Living. Loving]” (2018) é um documentário da Suécia que se passa em 2013 e mostra a primeira residência sênior do mundo para pessoas LGBTQ, inaugurada em Estocolmo. O filme é centrado na vida de três personagens idosos que se mudam para o local e contam sobre suas experiências, seus sonhos e desejos em um período de opressão e constrangimento

    Serviço
    7ª Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+
    9 a 15 de junho de 2022
    Programação completa: https://sesc.digital/colecao/cinema-lgbtqia

    Tópicos