“Onda Nova”, sobre o futebol feminino na década de 1980, ganha trailer oficial
Filme de 1983 foi remasterizado em 4K; longa desafiou a Ditadura Militar e teve participação de nomes como Caetano Veloso, Regina Casé e o então jogador Casagrande
A nova versão do filme “Onda Nova” ganhou seu trailer nesta sexta-feira (19). Enviado exclusivamente para a CNN, o trailer mostra os trechos do filme que estreou na 7ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 1983 e desafiou a Ditadura Militar.
“Onda Nova” foi originalmente lançado em 1983 para retratar o time de futebol feminino Gayvotas Futebol Clube. O longa, que trata abertamente sobre questões de gênero e a sexualidade feminina, foi censurado pela Ditadura logo após sua exibição.
Com Carla Camurati e Cristina Mutarelli como atrizes principais, o filme traz o time no ano em que o futebol feminino foi legalizado no Brasil em 1979.
“Esse time de jovens paulistanas desafia a moral vigente sobre gênero e sexualidade, ao mesmo tempo em que as jogadoras lidam com seus problemas pessoais”, descreve a sinopse.
“Onda Nova” traz participações de nomes como Caetano Veloso, Regina Casé e o então jogador Walter Casagrande. Na época, Casagrande foi um dos jogadores que fizeram parte do início do movimento Democracia Corintiana.
O longa foi remasterizado em 4K, com a nova versão selecionada para exibição no festival de Locarno (Suíça) e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano.
O filme é feito pela Boca do Lixo, que foi o polo de produção cinematográfica no bairro da Santa Ifigênia, em São Paulo, durante as décadas de 1960 e 1980.
Assista ao trailer de “Onda Nova”:
Marta disputará a 6ª Olimpíada pela Seleção Brasileira de Futebol