Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nichelle Nichols, atriz que interpretou a tenente Uhura em “Star Trek”, morre aos 89 anos

    Segundo a família, estrela morreu de causas naturais nos EUA

    Rami Ayyubda Reuters

    A atriz Nichelle Nichols, que interpretou a tenente Nyota Uhara na série “Star Trek” (1966), morreu aos 89 anos, no sábado (30). A informação foi compartilhada por seu filho em publicação feita neste domingo (31), no Facebook.

    Nichols, cujos fãs incluíam Martin Luther King Jr. e um jovem Barack Obama, “sucumbiu a causas naturais e faleceu”, seu filho, Kyle Johnson, escreveu no Facebook.

    “Sua luz, no entanto, como as galáxias antigas que estão sendo vistas pela primeira vez, permanecerá para nós e as gerações futuras desfrutarem, aprenderem e se inspirarem”, escreveu Johnson.

    A série, que se tornou um fenômeno da cultura pop, destruiu estereótipos comuns na televisão americana na época, lançando atores negros e minoritários em papéis de alto nível na série. No papel da Tenente Uhura, a atriz participou do primeiro beijo “interracial” da televisão norte-americana, com o ator canadense William Shatner.

    Ela tinha planejado sair de “Star Trek” após uma temporada, mas Martin Luther King Jr., o líder dos direitos civis dos anos 1960, a convenceu a ficar porque era tão revolucionário ter uma mulher negra interpretando um importante membro sênior da tripulação em uma época em que os negros lutavam pela igualdade na sociedade americana.

    Nichols também ajudou a quebrar barreiras coloridas na Nasa, cujos líderes eram fãs de “Star Trek”. Depois que ela criticou a agência espacial por não escolher mulheres qualificadas e minorias como astronautas, a Nasa contratou Nichols na década de 1970 para ajudar no recrutamento.  

    Seus esforços ajudaram a atrair, entre outros, a primeira mulher astronauta dos EUA, Sally Ride; a primeira astronauta negra, Mae Jemison; e o primeiro chefe negro da Nasa, Charlie Bolden. A interpretação de Nichols da competente e equilibrada Uhura também ajudou a inspirar futuros atores negros, incluindo a vencedora do Oscar Whoopi Goldberg.

     

    Visita à Casa Branca

    Obama, o primeiro presidente negro dos EUA, que tinha 5 anos quando a série “Star Trek” fez sua estreia, também era um fã. Nichols o visitou na Casa Branca em 2012 e posou para uma foto no Salão Oval, com o presidente sorrindo e colocando a mão em seu ombro enquanto ambos faziam um gesto de mão vulcano “Star Trek” que significa “viva e prospere”.

    Em uma entrevista à revista Smithsonian em 2011, Nichols lembrou de ter encontrado King na arrecadação de fundos de um grupo de direitos civis. Nichols disse que ela foi abordada por um dos promotores do evento, que lhe disse: “Há alguém que quer conhecê-la e ele diz que é seu maior fã, ‘então estou pensando em uma criança. Eu me viro e de pé do outro lado da sala, caminhando em minha direção, estava o Dr. Martin Luther King com um grande sorriso no rosto.'”

    Depois que Nichols disse ao King que planejava sair de “Star Trek”, ela contou que ele implorou para ela ficar. Ela narrou que King lhe disse: “Esta é uma oportunidade dada por Deus para mudar a face da televisão, mudar a maneira como pensamos. Não somos mais cidadãos de segunda classe e de terceira classe”, disse.

    Tópicos