Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Mulheres não choram, faturam: além de Shakira, Beyoncé e Marília Mendonça cantaram sobre traição

    Não é novidade que traições servem de inspiração para estrelas da música; relembre alguns hits

    Getty Images

    Flávia Martinsda CNN

    Aparentemente, nem ser uma “diva” do Pop internacional salva alguém de uma traição. Mas, pelo menos, o resultado pode ser um novo hit para os fãs dançarem, cantarem e usarem como indiretas enquanto as próprias estrelas faturam cifras milionárias em cima de seus dramas pessoais.

    Nos últimos dias, foram Shakira e Miley Cyrus que dominaram as paradas com indiretas bem diretas para seus ex, com as músicas “Bzrp Music Session vol 53” e “Flowers”, respectivamente.

    Na música nova de Shakira, ela é bem clara ao se dirigir ao seu ex-marido, o ex-jogador de futebol espanhol Gerard Piqué, e a “atacar” a sua nova namorada, que se chama Clara, em frases como “você achou que tinha me ferido, mas me deixou mais forte/ as mulheres não choram, as mulheres faturam/ ela tem nome de pessoa boa/ Claramente, não é como soa”.

    Seguindo a mesma tendência, a americana Miley Cyrus lançou “Flowers”. Ainda que ela não tenha assumido “claramente” que a música era direcionada para o seu ex, o ator Liam Hemsworth, os fãs não demoraram a ligar os sinais. A música de Miley é praticamente a resposta à música “When I was your man”, de Bruno Mars, que Liam costumava dedicar à cantora.

    Tendência “resgatada”

    Não é de hoje que as músicas – quando não falam de amor e paixão – falam de traição. Para que Miley e Shakira pudessem andar agora, muitas outras antes delas tiveram que correr. Entre Beyoncé, Katy Perry e até Marília Mendonça, a lista de músicas sobre traição é praticamente interminável. Confira algumas.

    Beyoncé – “Irreplaceable”

    E quem não lembra do clássico de 2006 “Irreplaceable”, da Beyoncé? Na letra, ela fala “Vai e desaparece/ Liga pra aquela garota e vê se ela está em casa/ Opa, aposto que você achou que eu não soubesse/ Por que você acha que eu estou te pondo pra fora?”. A letra é de um período anterior ao casamente de Queen B e Jay-Z, mas ela deixa claro que não hesitou em chutar o boy pra fora de casa.

    Mais recentemente, a rainha do Pop também lançou “Sorry”, em que fala sobre estar cansada de ser traída e das desculpas. Muitos acreditam que ela se refere a seu marido, o rapper Jay-Z.

    Rihanna – “Take a bow”

    A cantora pode estar sem um lançamento de peso há muito tempo, mas alguns hits são eternos, e “Take a bow”, de 2008, é um deles. Na música, ela sai do papel de traídora (depois de admitir ter sido infiel no álbum Unfaithful) e lança a indireta para seu um ex, o qual a internet acredita ser Chris Brown: “Não me diga que está arrependido, porque você não está/ Eu sei que você só se arrepende de ter sido flagrado”. É, não deve ser fácil provar do mesmo veneno.

    Adele – “Someone Like You”

    “Someone Like You”, de 2011, ficou no topo das paradas por algum tempo e, com certeza, deve ter chegado aos ouvidos do motivo da letra. “Eu ouvi dizer que você está estabilizado, que você encontrou uma garota e está casado agora (…)/Acho que ela lhe deu coisas que eu não dei”. Apesar de Adele nunca ter confirmado, o rumor é que ela se inspirou na história que teve com o fotógrafo de sua primeira turnê.

    Katy Perry – “Part of Me”

    “Eu só quero jogar meu celular pra longe/(…)Você me enganou, seu amor era barato/Estava sempre expondo suas falhas/Eu me apaixonei profundamente, e você me decepcionou”, é um trecho da letra de Part Of Me, de 2012. O videoclipe do hit mostra a cantora em um centro de treinamento do exército – claramente uma metáfora de que ela foi maltratada e que voltará mais forte e preparada.

    Dua Lipa – “IDGAF”

    A nova queridinha do Pop não economizou as indiretas em “IDGAF”, abreviatura para “I Don´t Give a Fuck”, algo como “Não ligo para isso” em português. No hit de 2017, ela escreve “Me lembro daquele final de semana/Quando minha melhor amiga te pegou traíndo/Você colocou a culpa na bebida/Então eu tomei minha decisão”. Segundo a história da letra, o boy, mesmo depois de ter traído, ainda tenta voltar com ela. Tarde demais.

    Indiretas à brasileira

    Não é só lá fora que falar sobre traição dá ibope. Afinal, a sofrência está no nosso DNA. Que o diga a eterna rainha da sofrência, Marília Mendonça.

    Quem nunca cantou “Infiel” a plenos pulmões que atire a primeira pedra: “Iê, infiel/Eu quero ver você morar num motel/Estou te expulsando do meu coração/Assuma as consequências dessa traição”.

    O gênero sertanejo parece ser repleto de infidelidade, mas pelo menos as traições rendem conteúdo para o público.

    “50 Reais”, de Naiara Azevedo, é outro ótimo exemplo, e nem precisa de segundas interpretações: “Não sei se dou na cara dela ou bato em você/Mas eu não vim atrapalhar sua noite de prazer/E pra ajudar pagar a dama que lhe satisfaz/Toma aqui um 50 reais”.

    Se não é inifinita, a lista de músicas sobre traições é bastante extensa e variada. Pelo menos o peso de um erro – ou vários – em um relacionamento abastece o público e os fãs com material suficiente para superarem um término e darem a volta por cima.