Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “Motel Destino”: protagonista celebra representação rica do Nordeste em filme

    Longa nacional que concorreu no Festival de Cannes estreia nos cinemas brasileiro nesta quinta-feira (22)

    Nicoly Bastosda CNN

    Filme brasileiro que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024, “Motel Destino” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (22). Explorando um motel (que dá nome ao filme), palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência, como diz a sinopse original, a produção também foca a rica cultura nordestina e a resistência de uma mulher em um relacionamento abusivo, conta a protagonista Nataly Rocha, em entrevista à CNN.

    Além de Nataly, “Motel Destino” também é estrelado pelos atores Fabio Assunção e Iago Xavier. Seguindo a descrição da trama, em uma noite no Motel, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local. O rapaz, em fuga e totalmente vulnerável, cruza o caminho de uma mulher aprisionada em um casamento abusivo.

    O longa-metragem foi filmado em Beberibe, cidade do Ceará, e, segundo Nataly, buscou explorar as riquezas do Nordeste. “Tem muita cor no filme, uma cores fortes e vibrantes. Tem momentos de praia também, de fundo, animais do Nordeste. É uma representação bem interessante e rica“, diz ela.

    Em outra entrevista à CNN, Karim Aïnouz, diretor do filme, o descreveu como sendo “uma mistura de pornochanchada com filme policial”. O longa também foi descrito como o “filme mais sexy de Cannes” pela imprensa internacional. Nataly, por sua vez, diz que o filme é “bem sensual, com muitas cores, músicas, além de ser instigante”.

    “É um filme também extremamente político”, ressalta a atriz. “Espero que abra muitas portas para o Brasil no cinema. A gente precisa cada vez mais assistir filmes brasileiros e incentivar o cinema nacional”.

    Uma mulher presa em um relacionamento abusivo e símbolo de resistência

    Nataly interpreta um papel feminino complexo em “Motel Destino”. Durante a preparação, ela conta que precisou visitar um motel de verdade e entender seu funcionamento.

    “Fui entendendo um pouco, ouvindo histórias, o motel estava, inclusive, em funcionamento. Precisa ter essa vivência ali, não só chegar e filmar, você precisa conhecer um pouco o outro e sua vivência”, ressalta.

    Nataly também protagoniza cenas que envolve um relacionamento abusivo e que descreve como delicadas. “A gente que é mulher está sempre suscetível a essas violências, mesmo veladas. Eu me senti muito representada com a personagem nesse sentido e eu acho que também ela parece comigo no lugar de resistência, enquanto cearense, para ser artista também no Brasil”, argumenta.

    “Tem algumas coisas que são bem sutis e que vieram de improvisos. O que foi mais gostoso [de] fazer e o mais difícil, ao mesmo tempo, foi encontrar essas camadas da personagem, onde ela ‘desfaz’ um pouco do personagem do Fábio [Assunção]. Eu tentava encontrar lugares de resistência. Um exemplo é uma cena que se passa em um churrasco, e o personagem dele dá um beijo na minha e fala alguma besteira. Quando ele se vira, eu limpo a boca. Isso é muito sutil, mas nem o próprio Fábio sabia disso, então eu ficava nessa brincadeira de gerar esses ruídos mesmo.”

    Quanto aos bastidores, Nataly disse que contou com uma grande equipe de suporte.

    “Me senti extremamente respeitada, com eles tendo muito cuidado com a gente, realmente consegui trabalhar da forma mais plena para mim. Tinha um monte de mulher ali comigo, me dando essa força feminina, porque a minha personagem, de fato, ela é muito isolada naquele espaço do motel”.

    Presença no Festival de Cannes

    Nataly esteve com o elenco no Festival de Cannes este ano, onde desfilou pelo tapete vermelho, deu entrevistas e assistiu a filmes que estavam em exibição. “Passei a manhã e tarde dando entrevistas, fazendo fotos. Dei entrevista para o mundo todo. Assisti a outros filmes também”.

    Ela também diz ter ficado feliz com o momento viral em que todo o elenco do filme dançou no tapete vermelho do evento ao ouvir uma música da banda de forró nordestina Aviões do Forró e que viu a cultura nordestina sendo exaltada também lá. “O filme foi super aplaudido, e a sessão a que eu assisti dele foi lotadíssima”, conclui.

    Tópicos