Morre o jornalista Afonso Monaco aos 78 anos
Com 50 anos de carreira no jornalismo, Afonso cobriu casos emblemáticos, como o desaparecimento de Madeleine McCann
O jornalista Afonso Monaco faleceu na noite de sexta-feira (12), aos 78 anos. O anúncio foi feito por sua família. De acordo com nota divulgada pela Record, o repórter foi vítima de um câncer. O velório será realizado neste sábado (13).
Afonso construiu uma longa carreira no jornalismo brasileiro, tendo trabalhado em programas como o Fantástico, da TV Globo, e Domingo Espetacular, da TV Record, onde trabalhou desde o primeiro dia da revista eletrônica, que completou 20 anos em 2024.
O repórter iniciou sua trajetória profissional como químico em grandes laboratórios nos anos 1970. Posteriormente, cursou ciências sociais na Universidade de São Paulo. Foi lá que descobriu sua paixão pelo jornalismo.
Ao longo de seus 50 anos de reportagem, completados em março de 2023, Afonso cobriu casos emblemáticos como o de Madeleine McCann, desaparecida desde 3 de maio de 2007.
Em nota de pesar, a Record define Afonso como “um dos repórteres mais respeitados do Brasil”. “Seu compromisso com a verdade e sua paixão pelo jornalismo deixam um legado inestimável”, diz o comunicado. Leia na íntegra abaixo:
De acordo com nota divulgada pela família, o velório de Afonso será realizado neste sábado (14), das 14h às 18h, no Funeral Morumbi, zona sul de São Paulo.
Colegas de profissão prestam homenagens
Diante da notícia, colegas de profissão prestaram homenagem a Afonso e se solidarizaram com seus familiares. Em publicação no Instagram, Eduardo Ribeiro, apresentador do Domingo Espetacular, ressaltou a importância do jornalista. “Ele foi um marido e pai muito amado. Meu colega de Record e de Domingo Espetacular. Deus o tenha pra sempre!”, escreveu.
O jornalista Celso Teixeira também prestou homenagens ao amigo. Na publicação, ele descreve Afonso como “um dos mais importantes jornalistas do Brasil”.