Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Morre o cantor de blues e soul Syl Johnson, o mais sampleado de todos os tempos

    Aos 85 anos, o “rei dos samples” faleceu neste domingo (06). Causa da morte não foi divulgada pela família

    Syl Johnson em show New Orleans Jazz & Heritage Festival
    Syl Johnson em show New Orleans Jazz & Heritage Festival Wikimedia Commons

    Debora Sandercolaboração para a CNN

    Morreu neste domingo (6), aos 85 anos, o cantor americano Syl Johnson, considerado um dos maiores nomes do blues e do soul no país e também o artista que mais teve suas músicas usadas em samples por outros músicos. A morte de Johnson aconteceu alguns dias depois do falecimento de seu irmão Jimmy Johnson, aos 93 anos, e foi confirmada pela família em comunicado à revista “Rolling Stone”. Não há informações oficiais sobre a causa do óbito.

    “É com extrema tristeza que nossa família anuncia o falecimento da lenda do Hall da Fama do Soul & Blues Syl Johnson, nascido Sylvester Thompson em Holly Springs, no estado do Missisípi. Pai, irmão, avô, bisavô, tio, amigo e artista, ele viveu sua vida como cantor, músico e empresário que amava música negra”, diz o texto.

    Syl Johnson fez sucesso com composições como “Is It Because I’m Black” e o cover de “Take me to the River”, de Al Green. O cantor teve trechos de suas músicas usadas em faixas de outros artistas como Kanye West, Jay-Z, Cypress Hill, Michael Jackson e Public Enemy.

    Uma das canções mais sampleadas de Johnson foi “Different Strokes”, lançada em seu álbum de estreia, “Dresses Too Shor” (1968). A fama de “rei dos samples” não poupou o artista de transtornos com direitos autorais, o que desencadeou processos contra alguns dos músicos que usaram trechos de suas composições sem permissão.