Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    MJ Rodriguez é a primeira atriz trans a ganhar o Globo de Ouro

    Intérprete levou o prêmio de Melhor Atriz em Série de Drama por “Pose”

    Luis Felipe Abreucolaboração para a CNN

    A atriz Michaela Jaé Rodriguez, mais conhecida como MJ Rodriguez, fez história na noite desse domingo (9), ao vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz, pelo drama “Pose”. A intérprete de 31 anos é a primeira atriz trans a receber a estatueta.

    Rodriguez comemorou a conquista em uma postagem no Instagram. “Essa é uma porta que se abre para muitos outros jovens talentos”, escreveu no texto. “Eles vão ver que é mais que possível. Vão ver que uma jovem negra e latina de Newark, Nova Jérsei, que tinha o sonhos de mudar as percepções, o fez com amor. A porta está aberta, agora vamos até às estrelas”.

    O prêmio é especialmente significativo nesta edição do Globo. A premiação sofreu uma série de cancelamentos e boicotes, como já informou a CNN Brasil. As principais críticas se dirigiam à HFPA, associação que comanda o evento, que falaram sobre a falta de diversidade entre seus membros e nas suas escolhas.

    Isso levou a uma cerimônia esvaziada, sem a presença de celebridades e sem transmissão televisiva. A vitória de Rodriguez foi anunciada pelas redes sociais do Globo de Ouro.

    Em “Pose”, série que retrata a cultura queer e a comunidade LGBTQ+ na Nova York das décadas de 1980 e 1990, Rodriguez vive Blanca Rodriguez-Evangelista. Trans como a atriz, a personagem é uma enfermeira soro-positiva.

    A última temporada, que premiou a atriz, se passa em meio ao epicentro da epidemia de AIDS, com Blanca montando um grupo de apoio para jovens gays em situação de vulnerabilidade.

    A série da FX chamou atenção ao estrear em 2018 justamente pela quantidade de atores e atrizes da própria comunidade trans e não-binária, como Indya Moore e Angelica Ross, formando um dos elencos mais diversos da TV e quebrando barreiras. Rodriguez já havia sido indicada ao Globo em 2021, tornando-se a primeira atriz trans a alcançar o feito. Em 2019, Billy Porter, também um dos protagonistas da produção, ganhou o Emmy de Melhor Ator, sendo o primeiro gay da história a receber o prêmio.

    Tópicos