Minha luta é para que o velho prove que é capaz, diz youtuber de 85 anos
À CNN Rádio, Sonia Massara disse que as pessoas “não precisam ter medo da velhice”
As amigas Sonia Massara, de 85 anos, Helena Wiechmann, de 94, e Gilda Bandeira de Mello, de 81, no livro “Avós da Razão” e canal homônimo no YouTube, discutem os tabus da idade com conselhos sinceros e divertidos.
Amigas de longa data, elas já atuam nas redes sociais há 5 anos e buscam quebrar as barreiras do etarismo – preconceito que se dá pela idade.
À CNN Rádio, no CNN no Plural, Sonia contou que as três, juntas, “começaram desde cedo a quebrar tabus.”
“A minha luta é para que o velho se entrose na sociedade, mostre a cara e prove que é apto, que não é uma pessoa ‘gagá’”, disse.
Segundo ela, o conteúdo produzido pelas amigas atinge os mais jovens também, que entendem que “não é preciso ter medo da velhice, que é possível ser feliz.”
A youtuber ressaltou que, muitas vezes, quando a pessoa chega aos 70 anos, “a família acha que tem que perder a autonomia, e começa a regular a vida dela.”
“Queremos que o velho entenda mais sobre ele mesmo, sobre suas capacidades, queremos que ele aprenda, fique à frente das novidades para não se tornar invisível”, completou.
Na avaliação dela, “a família se acostumou a tomar conta do velho, mas o velho não precisa de nada disso, a vida não acabou temos futuro e temos sonhos.”
Como dica de ouro para as pessoas mais velhas, Sonia afirmou que a pessoa “tem que mostrar a independência, ter bom humor, que abre portas, não aceitar críticas e dizer dane-se”.
*Com produção de Isabel Campos