Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Michael J. Fox fala sobre convivência com Doença de Parkinson em novo documentário da Apple TV+

    Ator foi diagnosticado aos 29 anos após acordar de uma noitada com o dedo mindinho tremendo

    Michael J. Fox relata convivência com a Doença de Parkinson e conta sua história profissional em documentário lançado na Apple TV+
    Michael J. Fox relata convivência com a Doença de Parkinson e conta sua história profissional em documentário lançado na Apple TV+ Charles Sykes/Invision/AP

    Beatrice Teizencolaboração para a CNN

    O ator Michael J. Fox, de 61 anos, enfrenta a Doença de Parkinson há mais de 30 anos – ele teve os primeiros indícios e foi diagnosticado aos 29 anos. No novo documentário do  Apple TV+, o artista fala de sua vida profissional, sua ascensão em Hollywood e sobre a sua condição de saúde.

    Batizado de “Still – Ainda sou Michael J. Fox”, o documentário traz um retrato da vida de Fox com a Doença de Parkinson. O filme conta sua história por meio de uma mistura de entrevistas, filmes caseiros, imagens de arquivo e cenas dramatizadas.

    “Digo no filme que sou durão. Posso superar qualquer coisa que enfrento”, disse ele em entrevista à Reuters.

    O documentário, que começa com uma encenação do ator acordando depois de uma noitada, com o dedo mindinho tremendo – que foi como ele percebeu o primeiro sintoma -, mostra os diversos obstáculos que o ator enfrentou no início de sua carreira, lutando por papéis, negociando seus termos em um telefone público do lado de fora de um restaurante de fast food, até o diagnóstico que manteve em segredo por sete anos.

    Fox relembra de ter recorrido ao álcool e feito o possível para disfarçar o tremor na mão esquerda durante as filmagens do sitcom “Spin City”, de 1996. Em 1998, ele anunciou que tinha a doença e começou uma campanha para encontrar uma cura.

    No filme, o ator não tenta esconder seus sintomas. Ele conta que os produtores ofereceram a possibilidade de fazer edições, para cortar alguns de seus piores tropeços e tremores, mas ele recusou.

    A vida com Parkison

    Em uma entrevista ao CBS Sunday Morning no mês passado, Fox se abriu e revelou que viver com a doença está “ficando mais difícil” e disse que não acredita que chegará aos 80 anos. “Não vou mentir. Está ficando difícil, cada dia está mais difícil. Mas é assim que as coisas são. Está batendo na porta”, disse ao programa.

    Ele contou ainda que foi submetido a uma cirurgia à medida que a doença progredia e quebrou vários ossos. “Fiz uma cirurgia na coluna, devido a um tumor. Era benigno, mas atrapalhava meu caminhar. E, então, comecei a quebrar partes do corpo. Quebrei este braço, e quebrei este braço, quebrei o cotovelo. Minha cara e minha mão”, revelou.

    O astro de “De Volta para o Futuro” deu mais detalhes sobre sua condição. Além de sofrer quedas e quebrar ossos, ele passa por pneumonias e aspirações de comida. “Você não morre de Parkinson. Você morre com Parkinson. Por isso, tenho pensado na mortalidade da doença. Não vou chegar aos 80″.

    Sobre a Doença de Parkinson

    A Doença de Parkinson é um distúrbio neurodegenerativo que afeta predominantemente os neurônios produtores de dopamina no cérebro. Os sintomas podem incluir tremores, rigidez dos membros, problemas de marcha e equilíbrio, lentidão de movimentos e distúrbios do sono.

    Segundo o Instituto Nacional do Envelhecimento, os sintomas geralmente começam gradualmente e pioram com o tempo. De acordo com o órgão, a maioria das pessoas com Parkinson desenvolve a doença após os 60 anos, mas cerca de 5% a 10% experimentam o início antes dos 50 – como é o caso de Michael J. Fox.

    Com informações da Reuters.