Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #MayThe4thBeWithYou: que a força esteja com você sempre, mesmo na pandemia

    Nesse Dia de Star Wars, aproveite para rever os filmes, mas também analise as semelhanças da história com o momento atual da vida real

    Esperança, amizade, união contra uma ameaça mortal, força invisível que conecta todos. Os temas de Star Wars parecem ser os mesmos presentes na nossa vida hoje.

    Mas só porque esses filmes de ficção científica têm a resposta para tudo, não significa que eles não sejam a resposta agora. Em algum momento a sabedoria do personagem Yoda pareceu mais pessoalmente relevante ao alertar que “medo é o caminho para o lado negro” do que hoje?

    Star Wars é a jornada do herói na qual estamos todos neste momento. Mas a obra também é um refúgio.

    Hoje, 4 de maio, é conhecido como o Dia de Star Wars. Isso por causa da famosa frase falada no filme “May the force be with you” (“Que a força esteja com você”), que em inglês tem uma sonoridade muito parecida com “May the Fourth” (“Quatro de maio”). 

    Aproveite em dobro essa data, uma das poucas não prejudicadas pelas medidas para conter a propagação do novo coronavírus, como bloqueios ou isolamento social. Decida se você prefere aprofundar seu envolvimento com a obra, tornando-a ainda mais relevante, ou apenas usá-la como uma fuga. Ou os dois. Você deve fazer o que acha certo, é claro.

    No planeta mais distante do centro da pandemia

    Quer celebrar o Dia de Star Wars para esquecer todos os seus problemas relacionados à COVID-19? Comece pelo catálogo de TV.

    Os filmes estão só esperando, como os antigos amigos com os quais você não pode sair agora. Assista a todos eles de novo ou deixe passando na televisão ao longo do dia, só pelo conforto nostálgico. 

    Os seriados do universo Star Wars também podem ser uma opção, como os amigáveis vizinhos para os quais você só acena nos últimos dias, mas são legais de se ver. Se você ainda não viu The Mandalorian (Disney+) ou as séries animadas, veja agora.

    Se você esperava o momento certo para apresentar as obras para seus filhos – e eles têm ao menos 5 anos de idade -, agora é um ótimo momento para começar.

    Quer celebrar ainda mais? Compre um presente para você mesmo, pode ser o boneco do seu personagem favorito ou livros com teorias, interpretações ou filosofias sobre a história. Se este é o seu primeiro Dia de Star Wars e você não é fã há muito tempo, leia o livro Star Wars made easy, de Christian Blauvelt, que é uma espécie de guia para iniciantes no assunto.

    Quer mais ideias? Explore os diversos vídeos do YouTube com curiosidades e paródias das obras, ou entre para grupos de discussão no Facebook.

    Vivendo Star Wars nos dias de hoje

    Em vez de apenas usar como refúgio, você pode aproveitar a oportunidade para aprofundar a valorização do poder do mito que há na história.

    Alguns dizem que a trilogia de George Lucas foi inspirada nos escritos do estudioso de mitos Joseph Campbell, que escreveu The hero with a thousand face (O herói de mil faces). O executivo de Hollywood e roteirista Christopher Vogler dividiu a jornada do herói de Campbell em 12 passos no livro The writer’s journey: mythic structure for writers (A jornada do escritor: estrutura mítica para escritores, em tradução livre).

    Alguma dessas etapas da jornada do herói soa como uma jornada metafórica que você iniciou recentemente?

    • O mundo comum – pense na era pré-coronavírus
    • O chamado à aventura – um desafio que afeta o nosso mundo comum
    • Recusa do chamado – falta de vontade de mudar, geralmente causada pelo medo
    • Conhecendo o mentor – uma fonte de experiência e sabedoria para ajudar a enfrentar o desafio
    • Cruzando o limite – enfrentar o desafio
    • Testes, aliados, inimigos – aprender as regras da nova realidade, conseguir ajuda, desafios menores dentro de um maior
    • Abordagem da caverna mais próxima – enfrentar maiores desafios
    • Provação – sobreviver à beira do fracasso
    • Recompensa – do outro lado do desafio
    • O caminho de volta – retorno ao mundo comum
    • A ressurreição – como a experiência nos mudou
    • Retorno com o elixir – o que mantemos longe da jornada, como sabedoria ou amor, que nos curará

    Muitos personagens em Star Wars viajam pela antiga estrada mítica, ou partes dela. Somos  Luke, Leia, Han, Rey, Poe, Obi-wan, às vezes Vader, e esperamos que nunca o General Grievous. Estamos em uma jornada cheia de desafios e aliados, e voltaremos ao normal, mas também mudados.

    Como em Star Wars, nossa jornada, por sua vez, é engraçada, dramática, chata, épica e provoca ansiedade. E também continua, aparentemente sem fim. Mas conseguiremos superar isso juntos. E encontraremos razões para celebrar o que é maravilhoso, como Star Wars.

    Que a força esteja conosco, sempre.

    Tópicos