Matthew McConaughey se pronuncia após massacre em Uvalde, sua cidade natal
"Mais uma vez, provamos tragicamente que não estamos sendo responsáveis pelos direitos que nossas liberdades nos concedem", disse o ator em publicação no Instagram
Matthew McConaughey, que nasceu em Uvalde, onde pelo menos 21 pessoas foram mortas na terça-feira (24), descreveu a violência armada como uma “epidemia que podemos controlar”.
“Mais uma vez, provamos tragicamente que não estamos sendo responsáveis pelos direitos que nossas liberdades nos concedem”, disse o ator de 52 anos em um comunicado.
“O verdadeiro chamado à ação agora é que cada americano dê uma olhada mais longa e profunda no espelho e se pergunte: ‘O que realmente valorizamos?’ Como reparamos o problema? Que pequenos sacrifícios podemos individualmente fazer hoje, para preservar uma nação, um estado e um bairro mais saudáveis e seguros amanhã?’ Não podemos exalar mais uma vez, dar desculpas e aceitar essas realidades trágicas como o status quo”, disse ele no Instagram.
McConaughey pediu a todos os americanos que “renegociassem os desejos de nossas necessidades”, acrescentando que “temos que reorganizar nossos valores e encontrar um terreno comum acima dessa devastadora realidade americana que tragicamente se tornou um problema de nossos filhos”.
“Esta é uma epidemia que podemos controlar, e qualquer que seja o lado em que estejamos, todos sabemos que podemos fazer melhor. Devemos fazer melhor. Ações devem ser tomadas para que nenhum pai tenha que experimentar o que os pais em Uvalde e os outros antes deles resistiram.
“Para aqueles que deixaram seus entes queridos na escola sem saber que hoje era um adeus, nenhuma palavra pode compreender ou curar sua perda, mas se as orações podem proporcionar conforto.”
A estrela de filmes como “Clube de Compras Dallas” e “O Advogado de Lincoln” manteve uma relação próxima com seu estado natal – e no ano passado pensou em se candidatar para governador.
Quando decidiu não concorrer, disse em parte: “Como um simples garoto nascido na pequena cidade de Uvalde, Texas, nunca me ocorreu que um dia seria considerado para liderança política. É um caminho humilde e inspirador para ponderar. É também um caminho que escolho não seguir neste momento.”
- 1 de 7
Cerca de 90% dos alunos da Robb Elementary School são de origem hispânica • Jordan Vonderhaar/Getty Images
- 2 de 7
Policiais do Texas fazem o trabalho de investigação após o ataque na Robb Elementary School, no Texas • Jordan Vonderhaar/Getty Images
- 3 de 7
Após o ataque à Robb Elementary School, no Texas, policiais isolaram o local • Getty Images
-
- 4 de 7
Ataque a tiros em escola no Texas deixou pelo menos 21 pessoas mortas; atirador tinha 18 anos e também morreu • 24/05/2022REUTERS/Marco Bello
- 5 de 7
Vítima é resgatada após ataque em escola primária no Texas, Estados Unidos • Reprodução/CNN
- 6 de 7
Imagem aérea mostra o trabalho dos policiais pouco depois do ataque a tiros em escola primária do Texas, nos Estados Unidos • CNN
-
- 7 de 7
Presidente Joe Biden anunciou bandeiras a meio mastro em todos país após tiroteio matar 21 pessoas em escola no Texas (Photo by Anna Moneymaker/Getty Images) • Getty Images