Mariah Carey faz 55: relembre dez hits da cantora que vem ao Rock in Rio
Norte-americana cantará no palco Sunset do festival no dia 22 de setembro
Mariah Carey completa, nesta quarta-feira (27), 55 anos de idade. A cantora norte-americana começou sua carreira musical em 1988, quando foi “descoberta” por Tommy Mottola, e se notabilizou por seu alcance vocal e por ser uma das primeiras a construir a ponte entre o universo pop e o hip hop.
No dia 18 de março, a voz de “All I Want For Christmas Is You” e “Hero” foi anunciada como uma das atrações do palco Sunset do Rock in Rio deste ano. Ela se apresenta no festival carioca no dia 22 de setembro, mesmo dia em que nomes como Shawn Mendes, Akon e Ne-Yo cantam por lá.
Ao longo de sua carreira, Mariah Carey colecionou 19 músicas que alcançarão o topo da Hot 100 da Billboard, principal parada de sucesso dos Estados Unidos. Para celebrar o aniversário da cantora, a CNN reuniu dez dos maiores hits de sua carreira.
Relembra na lista abaixo:
“Vision Of Love” — 1990
A canção é o primeiro single do álbum “Mariah Carey”, o primeiro lançado pela cantora, em 1990. A música estreou na 73ª posição da Billboard Hot 100, mas chegou ao topo nove semana depois do seu lançamento.
“Vision Of Love” foi indicada para três categorias do Grammy Awards de 1991 e levou o gramofone de Melhor Performance Vocal Pop Feminina disputando contra Sinéad O’Connor e Whitney Houston. Naquele ano, Mariah Carey também triunfou na categoria de Artista Revelação.
“Hero” – 1993
Segundo single do “Music Box, terceiro álbum de estúdio de Mariah Carey, “Hero” é uma presença confirmada nos repertórios dos realities musicais como The Voice, American Idol e The X Factor até hoje. A canção foi inicialmente escrita e produzia por Mariah para Gloria Estefan.
Nas paradas, “Hero” foi a oitava música da cantora a alcançar o topo do Hot 100 da Billboard e foi cantada por Mariah até na posse de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, em 2009.
“All I Want For Christmas Is You” — 1994
Hino oficial do Natal, “All I Want For Christmas” é o principal single do primeiro álbum natalino de Mariah Carey, o “Merry Christmas”. A música renasce todos os anos quando o fim do ano se aproxima.
Apesar de ter sido lançada em 1994, ela só atingiu o topo da Billboard Hot 100 em 2019, já que as regras das paradas impediam que ela entrasse na lista por não ter sido lançado como single e, posteriormente, por ser um single recorrente — ou seja, antigo.
“Fantasy” — 1995
“Fantasy” é o primeiro single do álbum “Daydream”, que marca o início da incorporação dos elementos de R&B urbano e hip hop em suas músicas.
Na época, a música foi a primeira de uma artista feminina a alcançar o topo do Hot 100 da Billboard e apenas a segunda da história a atingir esse feito, atrás apenas de “You Are Not Alone”, de Michael Jackson.
“One Sweet Day”, com Boys II Men — 1995
Um hino em memória às pessoas queridas que morreram vítimas da Aids, “One Sweet Day” foi o segundo single do álbum “Day Dream”. Grande sucesso comercial, a música ficou no topo da Billboard por 16 semanas. O feito só foi superado em 2019 por Lil Nas X, que ficou 19 semanas em primeiro lugar com “Old Town Road”.
A canção também foi interpretada no velório da princesa Diana, no ano seguinte.
“Always Be My Baby” – 1995
O terceiro single do álbum “Daydream” também foi um sucesso para a carreira de Mariah Carey. Com “Always Be My Baby”, a cantora norte-americana empatou com Madonna e Whitney Houston como artista feminina com o maior número de músicas que alcançaram o topo da Billboard até então: 10.
A exemplo de “Fantasy”, a canção é uma das 10 mais populares de Mariah no Spotify.
“We Belong Together” — 2005
Lançada como segundo single de “The Emancipation Of Mimi”, décimo álbum de Mariah Carey, “We Belong Together” marca o retorno da cantora após o rompimento com Tommy Mottola, seu ex-marido e empresário.
O declínio da cantora havia começado com o lançado do filme “Glitter”, que estreou no dia 11 de setembro de 2001 e foi eclipsado pelo atentado às Torres Gêmeas.
“We Belong Together” foi declarada pela Billboard a Música da Década de 2000, passou 14 semanas no topo do Hot 100 e levou os Grammys de Melhor Canção R&B e Melhor Performance Vocal R&B Feminina em 2006.
No Spotify, a canção é a segunda mais ouvida de Mariah, atrás apenas de “All I Want For Christmas Is You”.
“Shake It Off” — 2005
“Shake It Off” foi lançada com o terceiro single de “The Emancipation Of Mimi”, vencedor do Grammy de Melhor Álbum de R&B Contemporâneo de 2006, e retrata uma fuga de um namorada infiel que tenta enganar a cantora. Ela não atingiu o topo da Billboard porque foi barrada por “We Belong Together”, que passou 14 semanas em primeiro lugar.
Com o combo, Mariah se tornou a primeira artista da história a ocupar, simultaneamente, os dois primeiros postos do Hot 100 da Billboard.
“Obsessed” — 2009
Primeiro single do álbum “Memoirs Of An Imperfect Angel”, de 2009, “Obsessed” ficou marcada pelos rumores de que Mariah Carey teria composto o single para atacar Eminem.
O rapper havia dito que tinha namorado a cantora, o que sempre foi veementemente negado por Mariah.
“Em todos os blogs, você diz que a gente se conheceu em um bar. Mas eu sequer sei quem você é”, diz a letra.
“I Want To Know What Love Is” — 2009
Se nos Estados Unidos “I Want To Know What Love Is” não passou da 60ª posição no Hot da Billboard, no Brasil a música foi um sucesso.
O segundo single do álbum “Memoirs Of An Imperfect Angel”, impulsionado pelo fato de ser o tema de Luciana (Alinne Moraes) e os gêmeos Jorge e Miguel (Mateus Solano) em “Viver a Vida”, foi um hit. A música destronou “Halo, de Beyoncé”, nas paradas e foi liderou as paradas brasileiras por mais de 25 semanas, conforme notificiou o Popline à época.