Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Livro que virou enredo teve pico de buscas durante desfile da Portela

    Obra de Ana Maria Gonçalves rendeu o Estandarte de Ouro de Melhor Enredo à escola de Oswaldo Cruz e Madureira

    Portela apresentou o enredo "Um defeito de cor", baseado no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves
    Portela apresentou o enredo "Um defeito de cor", baseado no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves Alexandre Vidal/Rio Carnaval

    Flávio Ismerimda CNN

    São Paulo

    O livro “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves, apresentou seu maior pico de buscas no Google em fevereiro, quando a Portela levou um enredo baseado na obra para a Sapucaí. A informação foi obtida por um levantamento feito pela CNN na ferramenta Google Trends.

    O enredo, desenvolvido pelos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga e pelos pesquisadores Beatriz Chaves e Marcelo D. Macedo, foi premiado com um Estandarte de Ouro e alçou a Portela à quarta colocação no Carnaval de 2024.

    Pico de buscas de "Um defeito de cor", de Ana Maria Gonçalves, foi registrado em fevereiro de 2024
    Pico de buscas de “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves, foi registrado em fevereiro de 2024 / Reprodução/Google Trends

     

    A obra, lançado em 2006, conta a saga de Kehinde, mulher negra que é sequestrada no Reino do Daomé, atual Benin, na África, quando tinha oito anos de idade, e trazida para a Bahia, onde é escravizada.

    A partir dessa história individual, são tratados temas importantes como a exploração de africanos e descendentes na diáspora, assim como processos de luta e resistência durante oito décadas no Brasil.

    A protagonista, Kehinde, é inspirada em Luísa Mahin, que teria sido mãe do poeta Luís Gama e participado da célebre Revolta dos Malês, movimento liderado por escravizados muçulmanos a favor da abolição.

    O desfile da Portela trouxe uma nova perspectiva do romance Ana Maria Gonçalves. No livro, a mãe escreve uma carta para o filho que está perdido há décadas. O samba traz a resposta emocionada do filho.

    Conforme relatado pelo Correio Brasiliense, os estoques do livro na Amazon se esgotaram durante o desfile da Portela, que aconteceu na madrugada do dia 13 de fevereiro.

    Interesse puxado pelo Rio de Janeiro

    Os números das buscas de “Um defeito de cor” no Google são puxados, sobretudo pelo estado do Rio de Janeiro, que lidera o interesse de buscas no país nos últimos trinta dias.

    Na sequência aparecem estados como Amapá, Distrito Federal, Bahia e Rio Grande do Sul. Confira abaixo:

    Estado do Rio de Janeiro lidera o interesse de buscas por "Um defeito de cor", de Ana Maria Gonçalves, em fevereiro de 2024
    Estado do Rio de Janeiro lidera o interesse de buscas por “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves, em fevereiro de 2024 / Reprodução/Google Trends

    No apanhado histórico, iniciado em 2004 pelo Google, os estados do Rio de Janeiro e da Bahia empatam na primeira posição.

    Buscas pelo livro são associadas ao enredo

    Conforme aponta o levantamento feito pela CNN no Google Trends, o principal assunto relacionado às pesquisas sobre a obra de Ana Maria Gonçalves é justamente a ideia de o livro ter virado enredo da Portela.

    Na primeira posição da lista de assuntos relacionados em ascensão nos últimos dias, aparece a palavra “enredo”. “Samba – gênero musical” vem na segunda colocação, seguido por “escola de samba” e “desfile”.

    Assuntos relacionados às buscas no Google por "Um defeito de cor", de Ana Maria Gonçalves
    Assuntos relacionados às buscas no Google por “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves / Reprodução/Google Trends

    Com informações da Agência Brasil