Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    K-pop: dez indicações para entender e conhecer o gênero musical

    Além dos mais famosos BTS e BLACKPINK, conheça outros grupos que vão entrar na sua playlist

    Isabela Gadelhada CNN

    Você já deve ter ouvido uma música de k-pop e nem sabia. É até difícil explicar o que é esse gênero musical, que é comumente resumido como o pop sul-coreano.

    O que é k-pop?

    Basicamente, são músicas de idols – como chamamos os talentosos artistas dessa indústria. Eles são membros de grupos femininos, masculinos ou mistos (raros casos, como o KARD, mas têm); ou solistas.

    São conhecidos pelas danças coreografadas, conceitos bem definidos em cada lançamento e som com diversas influências globais.

    E, sim, eles miram no mercado internacional. A princípio, a ideia era conquistar a Ásia, mas se tornaram mundialmente famosos e já chegaram no Grammy, AMA, Coachella, Lollapalooza, e por aí vai.

    Todo cantor sul-coreano é de k-pop?

    Não! Há vários deles que não são idols na Coreia do Sul. Um exemplo muito popular no Brasil é a banda sul-coreana The Rose, que é de pop-rock (e já até conversou com a CNN) – e, não, não são um grupo de k-pop. Seria como achar que Fresno e Anitta são do mesmo gênero musical porque são brasileiros.

    Gerações do k-pop

    Algo que vale a pena saber é que o k-pop começou nos anos 1990. Os pioneiros são o grupo Seo Taiji & Boys, que lançou o single “I Know” e inspirou vários artistas com um som novo até então no país.

    Eles são considerados da 1ª geração do k-pop, e hoje há quem diga que estamos vivendo o começo da 5ª geração. A CNN fez uma lista de 10 grupos da 3ª e 4ª gerações que podem facilmente entrar na sua playlist. Confira:

    BTS

    Desde: 2013

    Fandom: ARMY

    Atualmente, eles são considerados a maior banda do mundo pela revista Rolling Stone e estão em 5º lugar na lista dos artistas mais ouvidos do Spotify. Como a Rainha do Sertanejo Roberta Miranda disse à CNN, há grandes chances deles serem o primeiro grupo que você vai conhecer.

    O currículo é grande. RM, Jin, SUGA, J-Hope, Jimin, V e Jungkook já fizeram dois discursos na Assembleia Geral da ONU, e um na Casa Branca a convite do presidente Biden. Em outubro de 2022, deram um show gratuito na cidade de Busan, na Coreia do Sul, em um estádio para 50 mil pessoas. Na transmissão online global que ofereceram, mais de 49 milhões de pessoas assistiram ao vivo.

    Atualmente, os membros estão focando em suas carreiras solos e aproveitando para cumprir o serviço militar obrigatório da Coreia do Sul. A previsão é de que voltem em 2025.

    BLACKPINK

    Desde: 2016

    Fandom: BLINKS

    Segundo a revista “Time” e a academia do Grammy, o BLACKPINK é o maior girlgroup do mundo. Não é a toa que estão acostumadas a quebrar recordes – são as artistas com mais inscritos no YouTube. Atualmente têm 90 milhões! Elas também foram o primeiro ato de k-pop a ser headliner do Coachella em abril deste ano.

    Jisoo, Jennie, Lisa e Rosé vão te surpreender com a força explosiva e revigorante de suas músicas. Inclusive, famosos brasileiros como Pabllo Vittar e Camila Queiroz já se declararam grandes fãs – Queiroz já até mesmo conheceu Rosé em um evento da Tiffany & Co, e publicou vídeo dançando o hit “Pink Venom”.

    NewJeans

    Desde: 2022

    Fandom: Bunnies

    Elas acabaram de completar um ano como grupo, mas conquistaram a Coreia do Sul e o mundo desde o primeiro dia! NewJeans é formado por cinco adolescentes (a mais velha tem 18 anos!) com um conceito anos 2000 muito bem definido, músicas que ficam na cabeça o dia inteiro e coreografias cativantes que praticamente todo fã de k-pop conhece.

    Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein parecem se divertir enquanto performam, e contam com clipes muito elogiados. O mais recente, “Cool With You”, conta com a atriz Jung Hoyeon (Round 6) e o ator Tony Leung Chiu-wai (Amor à Flor da Pele/Shang Chi) .

    NCT

    Desde: 2016

    Fandom: NCTzens

    Mencionar o NCT é praticamente “roubar” por ser mais de uma dica ao mesmo tempo. Isso porque é um grupo dividido por subgrupos com conceitos próprios e totalmente diferentes, além de ter vinte integrantes. É que nem coração de mãe, sempre cabe mais um! A previsão de estrearem mais alguns membros este ano – mas, desta vez, serão os últimos a integrarem a “festa”.

    Se você curte um som mais pesado e energético, ouça o NCT 127 (que já conversou com CNN). Algo mais sonhador, fofo e jovem, dá play no NCT DREAM. O WAYV conta com músicas mais sensuais, além das letras serem em chinês, já que o integrantes também são. O NCT U é rotativo, vai depender do projeto. O NCT DOJAEJUNG traz três membros e debutou este ano com uma vibe mais R&B. E ainda há projetos solos dos membros, viu?

    A dica é ir conhecendo cada subgrupo individualmente.

    SEVENTEEN

    Desde: 2015

    Fandom: Carat

    Depois de ver o número de membros do grupo anterior, os 13 integrantes do SEVENTEEN não parecem muitos, parecem? Mas eles não se dividem em subgrupos que promovem e fazem shows de forma independente um do outro. Há, no entanto, uma divisão de units, que são formações menores dentro de um mesmo grupo. Calma, vamos explicar!

    No caso do SEVENTEEN, eles são divididos em time de Vocal (Woozi, Jeonghan, Joshua, DK e Seungkwan), Performance (Hoshi, Jun, The8 e Dino) e Hip Hop (S.Coups, Wonwoo, Mingyu e Vernon), e há músicas e momentos do show dedicados a cada um deles.

    O quarto álbum de estúdio deles, “Face the Sun”, vendeu duas milhões de cópia na primeira semana, tornando-os o segundo artista a conquistar esse feito (só não passou do BTS!). Recentemente, a CNN assistiu a um show deles, que durou quase quatro horas! Haja energia.

    MAMAMOO

    Desde: 2014

    Fandom: Momoos

    Solar, Moonbyul, Wheein e Hwasa são conhecidas por terem vocais fortes e estão sempre desafiando tabus da Coreia do Sul. Hwasa, por exemplo, é considerada totalmente fora do padrão de beleza no país, e já fez um discurso importante em um dos shows do grupo.

    “Se eu não me encaixar nos padrões de beleza de hoje, vou me tornar um padrão novo e diferente”, declarou.

    Moonbyul tem uma música chamada “Shutdown”, que é sobre um relacionamento entre duas mulheres – a letra tem pronomes femininos e o clipe dá a entender o mesmo. Na Coreia do Sul, não há muitos artistas assumidamente LGBTQIA+, mas elas publicamente apoiam a comunidade.

    EXO

    Desde: 2012

    Fandom: EXO-L

    Hoje em dia o grupo conta com 10 integrantes: Xiumin, Suho, Lay, Baekhyun, Chen, Chanyeol, D.O., Kai, Sehun e Ryan Reynolds – pelo menos é o que o ator de Hollywood disse ao conhecê-los anos atrás na Coreia do Sul.

    Brincadeiras à parte, o grupo já teve doze membros (três saíram oficialmente) e era dividido entre EXO-K, composto pelos membros sul-coreanos, e EXO-M, com os membros chineses e dois coreanos.

    Um promovia na Coreia do Sul, e o outro na China. Foi um conceito até então inovador e nunca antes visto. Tanto que “Mama”, o primeiro single, foi lançado em coreano e mandarim. Hoje, não há divisão, são todos EXO.

    Em 2018, eles foram escolhidos como representantes do K-pop para se apresentar nas Olimpíadas de Inverno e até performaram na cerimônia de encerramento em Pyeongchang. Assistindo às suas performances, você também vai entender porque até hoje são um dos grupos mais premiados de k-pop.

    ATEEZ

    Desde: 2018

    Fandom: Atiny

    Tudo começou quando a empresa KQ Entertainment escutou uma mixtape de Hongjoong e se impressionou com o talento dele. Mais tarde, vieram os outros membros, Seonghwa, Yeosang, Mingi, San, Wooyoung, Yunho e Jongho.

    Com um conceito pirata (tanto que o líder, Hongjoon, é na verdade chamado de “capitão”), a energia e ousadia do grupo pode te deixar impressionado. Sem contar as notas altas que o caçula, Jongho, faz.

    Vale dizer que eles estão com data marcada para fazer show no Brasil: em 26 de agosto vão se apresentar no Allianz Parque, em São Paulo.

    (G)-idle

    Desde: 2018

    Fandom: Neverland

    (G)-idle gosta de cutucar a sociedade com reflexões especialmente sobre o que é ser mulher. “Nxde”, por exemplo, questiona a supersexualização que fazem sobre o corpo feminino. “Eu nasci nua, seu pervertido”, cantam.

    Já “Allergy” questiona porque nos comparamos com outras pessoas, em vez de nos amarmos como somos. “Ela é tão linda, tão adorável. Ela tem tudo, por que não sou ela?” entoam.

    As mentes brilhantes e talentosas que são Soyeon, Miyeon, Minnie, Yuqi e Shuhua vão te surpreender.

    TWICE

    Desde: 2015

    Fandom: ONCE

    Se você não é familiarizado com o k-pop, vai ter um leve choque de cultura ao ver que, na maioria das músicas, elas tem um estilo aegyo. É como se chama o conceito “fofo, doce e delicado”. Nayeon, Jihyo, Tzuyu, Momo, Dahyun, Mina, Sana, Chaeyoung e Jeongyeon são as integrantes do grupo.

    Mas, claro, elas já exploraram vários outros tipos de conceitos. Você já deve ter ouvido no TikTok a música em inglês “The Feels”, que dominou a rede social e as fez se tornarem ainda mais conhecidas.

    Mas vale dizer que elas tem uma música no maior estilo Bossa Nova. Em entrevista à CNN, J.Y. Park, dono da empresa que as agencia, falou que a inspiração por trás de “Alcohol-Free” foi “Chega de Saudade”, música de Tom Jobim. Incrível, né?

    Tópicos