Itália vence o concurso musical ‘Eurovision’, adiado no último ano pela pandemia
Concurso foi o maior evento ao vivo da Europa Ocidental desde o início da pandemia; banda italiana de punk rock Måneskin superou candidatos de França e a Suíça
A Itália superou por pouco os rivais para ganhar o concurso musical “Eurovision”, que aconteceu na Holanda neste sábado (22), marcando uma vitória no maior palco do continente.
O concurso foi o maior evento ao vivo da Europa Ocidental desde o início da pandemia do coronavírus, e 3.500 fãs compareceram à arena em Rotterdam sem a necessidade de distanciamento social ou máscaras.
Com a música ‘Zitti e Buoni’, a banda italiana de punk rock Måneskin venceu os candidatos de França (Barbara Pravi) e a Suíça (Gjon’s Tears), e agora o país do Mediterrâneo está pronto para sediar a competição do próximo ano. Foi a terceira vitória da Itália na competição e a primeira desde 1990.
A noite foi decepcionante para o Reino Unido, que ficou em último lugar pelo segundo torneio consecutivo e ainda alcançou os temidos “pontos nulos”. O país se juntou à Alemanha, com apenas três pontos, na parte inferior da tabela de classificação.
O Eurovision do ano passado foi o primeiro a ser cancelado, mas Rotterdam voltou como anfitrião e a maioria dos artistas programados para se apresentar em 2020 voltaram a participar do concurso.
Mas os efeitos da pandemia ainda foram sentidos no evento. Os integrantes do grupo da Islândia, Daði og Gagnamagnið, candidatos ao título e um dos mais conhecidos na competição, não compareceram devido a um teste Covid-19 positivo dentro da banda. Eles acabaram em quarto lugar.