Ibama notifica “pai” de capivara a devolver animal, e influenciador diz que vai recorrer
Agenor, que também foi multado em R$ 17 mil viralizou ao mostrar sua "amizade" com a capivara Filó, espécie silvestre que é protegida pela legislação brasileira
A famosa amizade entre o fazendeiro Agenor e a capivara Filó que viralizou nas redes sociais deve ter que terminar em breve.
Em um vídeo postado no seu perfil do TikTok nesta terça-feira (18), o jovem de 23 anos de Autazes, no Amazonas, revela que foi notificado pelo Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em relação ao animal, espécie que é protegida pela lei brasileira.
O instituto pediu que fossem excluídos todos os vídeos em que a capivara aparecia e também multou o jovem: “Foram várias multas. Somando tudo dá quase R$ 17 mil”, revelou o influenciador.
https://www.tiktok.com/@agenor.tupinamba/video/7223596413454765317
Em resposta aos questionamentos da CNN, a assessoria de Agenor informou que, entre outros motivos para as notificações, o Ibama apontou: “Utilização de espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão da autoridade ambiental competente”, “Exploração da imagem de animal silvestre mantido em situação de abuso e irregularmente em cativeiro” e “Prática de ato de abuso contra animal silvestre”.
Além das multas e da retirada dos vídeos, Agenor também foi intimado a entregar a Filó em até uma semana, medida que deixou o amazonense abalado e revoltou seus seguidores.
Mais de quatro mil internautas saíram em defesa nos comentários e deixaram mensagens de apoio como “Vamos pra cima meu povo. Não vamos deixar ele sozinho não”, “Posso ajudar amigo? Gostaria de lhe ajudar em relação as multas. Como faço para falar com você?” e “A dor dele falando que tem 6 dias para entregar a Filó doeu em mim também”.
Em entrevista à CNN, Agenor disse que sua equipe de advogados vai tentar anular os autos de infração, “com a comprovação de que as acusações do Ibama são infundadas”. Além disso, os advogados também estão trabalhando para que os animais não sejam tirados do seu habitat natural.
“Meu sentimento é sempre de amor e respeito, meus pais sempre me ensinaram a cultivar o bem, a ame todos, eu espero sair mais forte de tudo isso. Agradeço por todo esse apoio e amor que as pessoas estão demostrando”, completou o amazonense.
Capivaras são protegidas por legislação
Por serem espécies nativas do Cerrado brasileiro, as capivaras são protegidas pela Constituição federal. No site do Ibama, é possível ler o seguinte: “Assim como toda a fauna silvestre, as capivaras são protegidas pela constituição federal e outras legislações brasileiras, sendo obrigação do estado garantir a sua preservação e ocorrência natural.”