Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Grammy 2023: Além de Anitta, conheça a outra brasileira que concorre hoje à premiação

    Cantora de jazz já foi indicada outras duas vezes na premiação. Anitta é a outra brasileira que também está concorrendo

    A carioca Flora Purim está concorrendo ao prêmio na categoria melhor álbum de jazz
    A carioca Flora Purim está concorrendo ao prêmio na categoria melhor álbum de jazz Reprodução/ Instagram

    Diego Mendesda CNN

    São Paulo

    Anitta não é a única brasileira que está concorrendo ao Grammy, principal premiação da indústria da música. A carioca Flora Purim também está concorrendo ao prêmio na categoria melhor álbum de jazz com “If You Will” (Se Você Quiser).

    Está é a terceira vez que Purim é indicada ao Gammy. Ela havia concorrido anteriormente duas vezes para melhor performance de Jazz Feminino Latino.

    A vocalista e compositora de 80 anos é uma cantora de jazz brasileira reconhecida mundialmente por possuir um alcance incomum de seis oitavas.

    Em suas redes sociais, Purim conta que desde pequena convivia com a música, já que seu pai tocava violino e sua mãe era uma pianista amadora. Ainda jovem, gostava de cantar, tocar piano e violão. A cantora foi influenciada por Billie Holiday, Dinah Washington, Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan. Em 1967 mudou-se para os Estados Unidos, onde foi estudar música na Califórnia.

     

    Indicação ao Grammy

    Ao saber da indicação neste ano, a cantora pediu para todos cruzarem os dedos para que, dessa vez, ela consiga levar o prêmio. “Não posso explicar o que estou sentido neste momento. Estou muito emociona e feliz pela indicação. Então, vamos fazer isso juntos”, agradeceu a artista em um vídeo no Instagram.

    A gravadora de Purim — Strut Records — disse que “a primeira dama da música brasileira está de volta com um álbum comemorativo que a mantém na família. Uma joia bem polida”.

    Este álbum é o mais recente da carreira da cantora. O disco foi gravado durante a pandemia em Los Angeles, Oakland, Nova York, Cidade do México, Curitiba e São Paulo.

    Além do marido e companheiro de carreira Airto Moreira, ela também contou com a participação de artistas como Stan Getz, Gil Evans, Miriam Makeba, George Duke, Chick Corea (como membro original do Return To Forever), Orquestra das Nações Unidas de Dizzy Gillespie, dentre outros.

    Purim já chegou a atuar com outros grandes nomes do gênero, como Carlos Santana, George Duke e Stan Getz. Entre suas influências, estão cantoras como Dinah Washington e Ella Fitzgerald.

    A 65ª edição do Grammy, principal premiação da indústria musical, acontece nesse domingo (5). A premiação será em Los Angeles, às 22h00, e será transmitido pela HBO Max.