Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Filme “O Show De Truman” inspirou o BBB? Entenda

    Produção estrelada por Jim Carrey retrata um homem que vive uma falsa realidade transmitida em rede nacional

    "O Show de Truman" foi inspiração para criação do termo "Síndrome de Truman", em que pessoas acreditam viver em um reality show
    "O Show de Truman" foi inspiração para criação do termo "Síndrome de Truman", em que pessoas acreditam viver em um reality show Divulgação

    Marina Toledoda CNN

    em São Paulo

    Imagine viver uma vida em que todas as pessoas ao seu redor são atores, o local onde não passa de um grande cenário e tudo o que acontece no seu entorno está milimetricamente filmado e controlado por outras pessoas – esse é a realidade de Truman Burbank, protagonista de “O Show de Truman”, filme lançado em 1998.

    Na trama, o personagem interpretado por Jim Carrey é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa, até que algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher.

    Após conhecer a misteriosa Lauren, ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida não passa de uma mentira, foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.

    Um ano depois do lançamento do filme, aclamado pela crítica e pelo público, o empresário holandês John de Mol criou o reality show Big Brother, que foi ao ar no seu país de origem. Posteriormente foram feitas versões em diversos países, como no Brasil.

    Afinal, o Big Brother é baseado no Show de Truman?

    Apesar da descrição do filme se assemelhar com a premissa do programa, Mol nunca disse ter se inspirado no filme de Peter Weir (“Sociedade dos Poetas Mortos” e “A Testemunha”).

    O reality show, na verdade, é inspirado no livro “1984”, de George Orwell. Já o diretor do longa disse ter se inspirado na novela australiana “Home and Away”.

    Há quem diga que “O Show de Truman” antecipou o reality show, que viria a ser sucesso absoluto no Brasil e em outros países.

    O filme rendeu até nome para um diagnóstico: Síndrome de Truman, quando um paciente apresenta delírios nos quais era participante de um reality show que transmitia sua vida diária para o entretenimento de outras pessoas.