Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Filha de Wesley Safadão aparece maquiada em foto; saiba riscos para crianças

    Seguidores do cantor criticaram o que consideram um excesso de maquiagem para uma criança de 9 anos

    Fernanda Pinottida CNN , em São Paulo

    O cantor Wesley Safadão publicou uma foto com sua esposa e os três filhos durante o Réveillon no início deste ano. Para muitos seguidores, no entanto, o que mais chamou a atenção na imagem foi a maquiagem da filha mais velha do casal, Ysis, de 9 anos.

    Nos comentários, muitos criticaram o que consideram um excesso de maquiagem para uma criança.

    “Coitada da menina que tá com 1kg de maquiagem no rosto”, diz uma seguidora nos comentários. “Desnecessário para uma criança”, comentou outro.

    Mas afinal, há algum risco para crianças que usam maquiagem? O maquiador e influenciador Emerson Damas explica a CNN que, se utilizada em excesso, pode haver, sim.

    “O uso em excesso pode apresentar diversos riscos não só à saúde, mas também ao bem-estar das crianças”, disse ele.

    Quais os riscos de maquiagem em crianças?

    Irritação e alergias

    Damas explicou que, como a pele das crianças é mais sensível que a dos adultos, o uso excessivo de cosméticos pode favorecer o aparecimento de irritações e alergias.

    “Ingredientes presentes em alguns produtos de maquiagem podem causar reações adversas, resultando em vermelhidão, coceira e desconforto”, falou.

    Acne

    O uso de maquiagem constantemente, desde a infância, pode interferir no desenvolvimento natural pelo qual passa a pele das crianças conforme vão crescendo.

    Segundo o maquiador, a oclusão frequente e excessiva dos poros pela maquiagem pode favorecer o aparecimento de acne e outros distúrbios cutâneos

    Pressão estética e problemas de aceitação

    Damas também pontua que o uso frequente de maquiagem pelas crianças também pode gerar uma pressão estética precoce e problemas de autoaceitação, já que a criança passa a ter uma percepção distorcida sobre a sua própria aparência natural.

    “Isso pode afetar negativamente a autoestima e criar expectativas irrealistas sobre a beleza”, acrescentou ele. “É fundamental promover a ideia de que a beleza não está estritamente ligada ao uso de maquiagem, incentivando a autoexpressão saudável.”

    Tópicos